7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Campanha “Compre no Pinheiro” busca salvar comércio no bairro de Maceió

Cerca de 2.700 negócios estão abertos no local, responsáveis por 39 mil postos de trabalho

Neste final de semana, comerciantes e moradores lançaram a campanha “Compre no Pinheiro”, para tentar reverter o abandono do comércio local, afetado desde que o tremor de terra em 2018 afetou a região, com rachaduras exigiu interdições, por parte da Defesa Civil, de diversas moradias.

O Pinheiro tem pouco mais de 19 mil habitantes. Segundo a Defesa Civil de Maceió, as fissuras provocadas pelo tremor chegam a 1,5 km de extensão e afetam cerca de 2.480 moradias, com 777 delas já desocupadas. E com o abandono sistemático da região, os comerciantes já estão sendo afetados.

Cerca de 2.700 negócios estão abertos no local, responsáveis por 39 mil postos de trabalho e movimentando R$ 1 bilhão de reais todos os anos, segundo a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio). E desde que os problemas estruturais atingiram as construções, a queda nas vendas atingiu 70%.

Associação dos Empreendedores no Bairro do Pinheiro realiza ações pontuais e busca no governo, nas esferas municipais, estaduais e federais, redução de taxas e perdão de dívidas. Ou então as demissões e fim dos pontos continuarão.

Na última semana, o MPT se reuniu com as concessionárias de serviços essenciais, Eletrobrás, Casal e Algás, para discutir medidas que minimizem os danos ao comércio. As empresas se comprometeram em adotar políticas de cooperação e a evitar a suspensão de serviços.