24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 de maio

Ação preventiva foi iniciada no dia 25 de março e ocorre em todos os 102 municípios do Estado


Vacinação contra a Influenza acontece em Alagoas até o dia 31 de maio. Foto: Carla Cleto

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024, iniciada no dia 25 de março, será concluída no dia 31 deste mês. Faltando 18 dias para o encerramento da ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização contra a doença. No primeiro quadrimestre deste ano, o número de casos registrados em Alagoas já ultrapassou o de notificações em todo o ano passado.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SINAN/SIM/MS), no período de janeiro a abril do ano passado foram computados 41 casos e quatro óbitos; no mesmo período deste ano já são 143 casos e sete mortes. Em todo o ano passado foram confirmados 79 casos da doença e 15 óbitos.

“Os números confirmados de casos e óbitos por Influenza mostram uma curva de crescimento e precisamos freá-la. Para isso, é necessário que a população preconizada pelo Ministério da Saúde se vacine, porque o imunizante é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença e, no caso de contrair o vírus, a pessoa não irá apresentar a forma grave, que pode levar à hospitalização e ao óbito”, frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Público Alvo

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza abrange todas as pessoas maiores de seis meses de idade, conforme preconiza o MS. No caso das crianças que serão imunizadas pela primeira vez, são preconizadas duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Em Alagoas devem ser vacinadas 1.228.780 pessoas. Para se vacinar, é necessário comparecer aos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios alagoanos e levar a Caderneta de Vacinação para registrar a dose aplicada.

De acordo com o MS, a Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório e com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus, que são denominados como A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e dor no corpo.