4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Candidatos vão pedir anulação do concurso do Corpo de Bombeiros

Relatório descrevendo irregularidades deve ser entregue ao Ministério Público Estadual nos próximos dias

Os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) vão encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) um relatório escrito sobre todos os problemas que surgiram durante a aplicação da prova de outubro desse ano.

A intenção é pedir o cancelamento da redação ou de todo exame para o cargo de Oficial Combatente.

Muitos concurseiros reclamaram que o tema da prova subjetiva foi entregue faltando menos de duas horas para encerrar o tempo oficial, e em uma folha de papel sem lacre. Enquanto muitos não conseguiram produzir o texto, em algumas salas o tempo de prova chegou a ser prorrogado.

Há ainda testemunhos de que além de as provas de redação não estarem lacradas e não serem entregues dentro do prazo de aplicação, o documento com o tema da dissertação havia sido supostamente copiadas por xerox.

Outro lado

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) emitiu uma nota sobre o assunto:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), esclarece que todas as tratativas a cerca dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas estão sendo tratadas de forma transparente e ética junto aos candidatos. Qualquer decisão tomada em relação a possíveis cancelamento será comunicada a toda a população.