19 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Blog

Canoagem: Protagonismo feminino no mar de Maceió

Hoje é dia de live no instagram @Eassimnotícias

O mar de Maceió está mais  movimentado! Entre a faixa de areia e as águas de maré mansa, a prática de esportes náuticos começa a ganhar forma e impulso.

Demorou! Numa cidade cuja orla marítima se estende por cerca de 40 km de praia (e mais outro tanto de orla lagunar), difícil é entender o porquê de a capital alagoana não ser um prodígio na prática de esportes aquáticos.

Mas foi dada a largada. E cada vez mais o azul esverdeado do nosso mar contrasta com o colorido de velas, pranchas canoas e remos, no movimento da maré.

E no murmurinho das águas que rebatem o casco da canoa havaiana, na rota entre a Ponta Verde e a Pajuçara,  destaca-se a voz feminina no comando do “hip / hop”, que dá o ritmo da remada em grupo. E no leme, também, são elas que dão a direção… Mesmo em turmas mistas que lotam as canoas, do amanhecer ao por do sol, tem crescido a participação de mulheres nessa prática esportiva – provavelmente inspiradas no exemplo daquelas que resolveran transformar o gosto pela canoagem em investimento; num movimento de ensino-aprendizagem que pode abrir portas para  o crescimento dessa modalidade, como treino, passeio ou futuras competições esportivas no mar de Maceió.

Amantes do mar, a advogada Vanessa Viana e a engenheira agrônoma Larissa Marinho têm construido, no braço, na coragem e no remo, o protagonismo feminino na história da canoagem alagoana, por meio do clube-escola Maceió Canoe Club. Fundado e mantido por mulheres, a escola é aberta à participação de qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade, que tenha ou queira desenvolver uma boa relação com o mar. E pelo crescente número de participação nas aulas, parece que a canoagem caiu no gosto da mulherada alagoana.

Na live desta quinta-feira, vamos conversar com as instrutoras Vanessa e Larissa, a partir das 20h, no instagram @Eassimnotícias.