12 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Casa de Direitos promove mais de 100 mil atendimentos à população em 2023

Equipamento da Seprev oferece uma série de serviços voltados para a promoção de direitos e Justiça

Casa de Direitos, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tem se consolidado como referência em serviços voltados para a promoção de direitos e Justiça em Alagoas, beneficiando quem mais precisa. Foto: Vitor Beltrão

A Casa de Direitos, presente em Maceió e Arapiraca, registrou o marco histórico de 104.719 atendimentos à população, em 2023.

Ano após ano, o equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem se consolidado como referência em serviços voltados para a promoção de direitos e Justiça em Alagoas, beneficiando, principalmente, quem mais precisa.

Na capital, a Casa de Direitos registrou 71.422 atendimentos de janeiro a dezembro deste ano. Já em Arapiraca, 33.297 pessoas foram beneficiadas nos últimos 12 meses.

Segundo o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Charles Tavares, os números revelam um crescimento de 40% em relação ao ano passado, que totalizou 74.782 atendimentos à população.

“A sociedade de modo geral necessita deste atendimento presencial e o Governo de Alagoas tem investido para ampliar esse serviço. Começamos o ano com a Casa de Direitos de Maceió totalmente reformada, após a reinauguração pelo governador Paulo Dantas. Além disso, promovemos uma série de ações e parcerias para a efetivação de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, não só na capital, mas também no interior”, afirmou o superintendente.

Entre os serviços oferecidos no local estão a emissão de mais de 20 documentos essenciais como RG, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho Digital, entre outros. Também estão disponíveis serviços jurídicos como mediação de conflitos, consulta processual, orientação jurídica e o atendimento especializado dos núcleos do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual.

Em Maceió, a população conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), responsável pela assistência a profissionais por meio do amparo multidisciplinar, e o Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos. A unidade de Arapiraca dispõe do Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV), que oferece assistência jurídica, social e psicológica a mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.

“Todos os nossos atendimentos são 100% gratuitos e a população é atendida de forma humanizada, prática e ágil. Os serviços estão disponíveis de forma presencial, mas também contamos com atendimentos online e as ações itinerantes da Seprev, que aproximam os serviços oferecidos pelo Estado da população”, disse Charles Tavares.

Atendimento

Para quem busca atendimento, a Casa de Direitos de Maceió fica localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Arapiraca, a Casa de Direitos fica na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, funcionando também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.