7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Casal é investigado por manter jovem em calabouço no Vergel

PC investiga crime de maus-tratos e cárcere privado

A Polícia Civil, através da Delegacia de Vulneráveis, sob o comando da delegada Rebecca Cordeiro, está investigando um casal suspeito de manter um jovem de 27 anos, com problemas mentais, em situação de cárcere privado que estava preso em um cômodo improvisado, uma espécie de calabouço, nos fundos da residência, na localidade Beco da Morte, no Vergel do Lago.

A mulher é mãe do jovem e vive com seu companheiro, de 69 anos. Ela tem a guarda do filho. A denúncia foi feita pelo pai, no dia 5 de julho, que conseguiu resgatar o filho com apoio da Polícia Militar e equipe do Samu.

A mãe foi presa em casa nesta sexta-feira (19) durante cumprimento de mandado expedido pela 14ª Vara Criminal da Capital. O companheiro dela compareceu de forma espontânea na delegacia e também foi preso.

O jovem foi encontrado em condições precárias em um quarto construído de forma improvisada. No local existem grades e ele estava trancado com cadeado.

As condições eram insalubres, não havia energia elétrica, apenas uma cama de cimento e um colchão onde a vítima dormia e estava defecado. O jovem estava sem comida e sem água.

Ele foi encontrado visivelmente debilitado, magro e assustado. Inicialmente foi levado para o Hospital Portugal Ramalho, mas precisou ser encaminhado para a UPA Benedito Bentes, onde recebeu atendimento médico.