7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Centro Pesqueiro vai abrigar comerciantes e pescadores dentro de 15 dias

Essa é a expectativa do prefeito Rui Palmeira que inaugurou o centro nesta segunda

Rui inaugura Centro Pesqueiro/Fotos Marco Antonio

Depois de inaugurar o Centro Pesqueiro de Maceió, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) espera dentro de 15 dias transferir todas as atividades da velha balança do peixe de Jaraguá para o novo ambiente.

Tudo agora vai depender da capacitação de pescadores, comerciantes e marisqueiros para a utilização adequada do centro.

O novo espaço entregue nesta segunda-feira, 06, vai proporcionar melhores condições de trabalho para os pescadores e  mais conforto e segurança para maceioenses, consumidores e turistas.

Para o prefeito Rui Palmeira o espaço passa a ser um diferencial para a capital alagoana. “É um equipamento importante para a cidade, sobretudo, para os pescadores da antiga favela de Jaraguá, que vão ter um local estruturado para o armazenamento e comercialização do pescado”, afirmou.

“Não temos dúvidas de que o movimento aqui será grande, pois os maceioenses e turistas poderão comprar produtos fresquinhos, além de ver como funciona na prática uma comunidade pesqueira, com oficinas, barcos sendo construídos, confecção de rede de pesca, além da filetagem do peixe e do camarão”, ressaltou o prefeito.

Local para comercialização de peixes e mariscos

O espaço foi estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme, elétrica para barco e motor para barco, além de estacionamento para carros e bicicletas.

“É um momento de alegria para a cidade como um todo. Esse espaço mudará a vida de muitos que vivem do pescado aqui em Jaraguá e os pescadores terão uma procura maior pelo seu produto. É um momento especial para todos nós”, enfatizou o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira.

O espaço foi estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe, lanchonete, fábrica de gelo, além de oficinas.

As obras do Centro Pesqueiro foram orçadas na ordem de R$ 10 milhões, sendo quase 9 milhões de recursos federais e mais de R$ 1 milhão de contrapartida do Município. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá. Parte deles foi transferida, em 2012, para o Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral.

 

A partir de agora serão realizadas capacitações para o uso adequado de cada equipamento como, por exemplo, a sala de filetagem de camarão e a fábrica de gelo. A previsão é de que todas as atividades sejam transferidas para o novo Centro em 15 dias.