18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Compra de imóveis pela prefeitura reacende esperança de revitalização do Centro

Que boa notícia a compra dos edifícios Ary Pitombo e Palmares pela Prefeitura de Maceió para a construção de um centro administrativo!

Ganha a municipalidade, pois, terá sede própria. E a sociedade, com um passo importante para a revitalização da região central da cidade.

O bairro vinha numa franca decadência. Dá desgosto passear pelo Centro fora do calçadão, o único lugar onde ainda se registra vida. Lojas fechadas, calçadas sujas, quebradas, cheias de mato e sendo feitas de banheiro e uma movimentação pífia de pessoas pintam um quadro muito distante do bairro de outrora.

Sei que hoje temos muitas facilidades. Antes, quase tudo se resolvia no Centro. Era preciso “descer” para resolver nossas vidas. Maceió cresceu, as repartições públicas estão com atendimento descentralizado e, de casa, podemos fazer muitas coisas graças aos aplicativos de celular. Aliás, os shopping centers viraram as meças do consumo, além de que até compras conseguimos realizar on-line. Ir ao Centro para quê?

O novo sempre vem, porém, o avanço da tecnologia e a nova realidade não são desculpas para assistirmos, passivamente, ao definhamento do bairro que possui infraestrutura e um patrimônio histórico valioso.

Muito se fala em medidas como incentivos para que pessoas morem no Centro, para que a vida volte ao local. A discussão é rica e válida, no entanto, não avançavam.

Com a iniciativa da Prefeitura de Maceió, a esperança se reacende. Que a requalificação seja um caminho sem volta na direção oposta do abandono e da decadência de hoje.