4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Eleições 2020

Conservadora, Maceió mantém continuidade e delegado é o vereador mais bem votado

Cidade foi a capital do Nordeste que mais votou em Bolsonaro em 2018 e novamente mostrou não ter inclinação à Esquerda

Iniciada a segunda-feira (16) após o domingo de votação, o site do TSE ainda não apresentava 100% das urnas apuradas em Maceió, mas há muito já estava definida a escolha dos postulantes ao segundo turno: Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB).

Gaspar, ex-procurador-Geral do Estado, além de ser apoiado pelo prefeito Rui Palmeira, que encerra neste ano seu segundo mandato, é também o candidato do governador, Renan Filho (MDB).

Já o adversário do candidato que é apoiado pela Capital e Estado, JHC, foi em 2018 o deputado estadual mais votado em Alagoas e proporcionalmente o mais bem votado do Brasil.

Filho de João Caldas, JHC de 33 anos, surfou na onda bolsonarista de dois anos atrás e possui em sua coligação, com grande destaque, o eleito delegado Fábio Costa (PSDB), para a Câmara de Vereadores de Maceió.

O delegado, desligado da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) por não concordar com uma portaria estadual que vetava agentes da lei usarem as mídias sociais para se promoverem individualmente, recebeu mais de 11.475 votos.

De forma contrastante, Aracaju elegeu não só sua primeira candidata trans, como Linda Brasil (PSOL) foi a mais votada dentre os 23 eleitos. A capital de Sergipe possui uma rixa saudável com a capital Alagoana pela disputa do mais belo dos litorais, mas não há debate para um outro tópico: definitivamente, Maceió é mais conservadora.

Esquerda sem vez

Além de manter a maior parte de seus vereadores, que partirão para mais quatro anos de mandato, a eleição para a Prefeitura evidencia a inclinação do eleitorado maceioense para o conservadorismo e a direita.

Em 2018, Maceió foi a Capital do Nordeste que mais votou em Bolsonaro (61,63%). Em todo Nordeste, aliás, apenas em João Pessoa e Natal o atual presidente também havia se saído vencedor na Região. E os votos na direita foram mantidos neste ano.

Não que toda a direita seja bolsonarista. O único que se dizia o candidato de Bolsonaro, Josan Leite, foi a quarta força, tendo recebido 6,36% dos votos. Quase 10 mil votos a mais que Valéria Correia, candidata do PSOL, que está com 3,36% na 5º posição.

O terceiro colocado na disputa para prefeitura ficou com o deputado estadual Davi Davino Filho (PP). Ele é filho de Davi Davino (PP), o 8º mais bem colocado dentre os vereadores deste ano e que vai para seu oitavo mandado consecutivo como vereador em Maceió.

Por causa da demora na apuração (até este momento, as urnas não estavam 100% apuradas), Maceió virou meme e foi comparada com Nevada, estado americano que tardou a contabilizar votação e apenas após vários dias deu a vitória a Biden.

Mas não dá pra dizer que Maceió é Nevada: nos últimos quatro anos, os Democratas, situados na esquerda da política americana, venceram. Diante do retrospecto nas últimas eleições, a capital de Alagoas estaria mais para o Texas: conservadora até dizer chega. Uma cidade em que um candidato da esquerda já entra na disputa praticamente sem chances de vencer.