6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Covid-19: Com sistema de saúde em colapso, governo do Ceará comprou 15 mil túmulos

Projeção é de que o Estado registre 250 mortos com covid-19 por dia a partir de maio

Apenas um mês após confirmação do primeiro caso do coronavírus no Ceará, a projeção é de que o Estado registre 250 mortos por dia a partir do início de maio.

Segundo um áudio do secretário de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), enviado para empresários locais e que acabou sendo vazado, o governo comprou 15 mil túmulos para atender a demanda no Estado.

Com leitos de Unidae de Terapia Intensiva (UTI) já 100% ocupados e fim dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) previsto para daqui a cinco dias, ele diz que, em uma semana, pessoas morrerão nas ruas.

Ainda segundo o secretário de saúde do Ceará, o Sistema de Saúde do Estado está em colapso e que por isso vão morrer mais pacientes em situação menos graves, aqueles que não estão entubados.

Dr. Cabeto criticou ainda a falta de apoio do governo federal para as ações de combate ao coronavírus no Ceará. Sua Capital, Fortaleza, é a cidade do Brasil com a maior quantidade de casos da covid-19, com 573 casos a cada um milhão de habitantes e também está entre as cidades em situação de emergência.

Já o Ceará ultrapassou a marca de 2 mil casos da doença e o 4º Estado com mais confirmações de Coronavírus, atrás Amazonas, Amapá e Distrito Federal.