22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência são emitidas de graça pelo DMTT

Documento possibilita o uso para vagas prioritárias em estabelecimentos em toda a capital

Credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência são emitidas de graça pelo DMTT
Documento é exigido para o uso de vagas prioritárias. Foto: Ascom/DMTT
Para promover inclusão e melhoria da qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) oferece a emissão gratuita das credenciais de estacionamento. O documento é emitido pela Divisão de Cadastros e possibilita o uso das vagas prioritárias em estabelecimentos de todo o Brasil.

“Antigamente, por falta de conhecimento, era complicado para estacionar em um estabelecimento. Muitas vezes, eu tinha que estacionar longe e para chegar até o local tinha muita dificuldade. Agora, com a credencial, temos um espaço acessível para estacionar e facilita o nosso dia a dia. Pensava que o procedimento era complicado, mas sendo realizado aqui no DMTT é fácil e rápido”, contou o aposentado por dificuldades de locomoção, Fernando Faustino.

O documento é destinado para idosos, pessoas com deficiência que tenham a locomoção prejudicada e para, com Transtorno do Espectro Autista, ou com fibromialgia. Ao longo de 2023, foram emitidas 5.245 credenciais de estacionamento.

A gerente-técnica da Divisão de Cadastro Especial, Michelly Amâncio, reforça a importância da emissão do documento e dos serviços ofertados pelo órgão. “Nós realizamos a emissão de forma gratuita para que essas pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção tenham acesso a esse direito. O procedimento é fácil, rápido e é realizado aqui na sede do DMTT”, explica.

Após o recebimento do documento é necessário colocar a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima, de forma visível para identificação das equipes de fiscalização.

Como emitir o documento 

Para quem tiver interesse em adquirir a credencial de estacionamento é necessário comparecer à Divisão de Cadastro do DMTT ou nas centrais Já! localizadas nos shoppings da capital.

Para idosos com 60 anos ou mais, é necessário se dirigir ao DMTT com RG, CPF e comprovante de residência do município de Maceió.

Para pessoas com deficiência que dificulte a locomoção ou pessoas com autismo e fibromialgia é necessário um laudo médico autenticado por um especialista informando sobre a condição.

O atendimento é realizado na sede do DMTT, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins. É necessário, realizar agendamento pelo do site  www.online.maceio.al.gov.br/5.