2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Criciúma empata em Campinas e Vitória se sagra campeão da Série B

Clube baiano garante seu primeiro título nacional ao não poder ser mais alcançado na tabela

Elenco rubro-negro foi recepcionado pela torcida em Salvador depois de garantir acesso no interior paulista – Foto: Vini Olivier / EC Vitória

Por Dyego Barros

A Série B do Campeonato Brasileiro tem um novo campeão. Na noite desta terça-feira (14), o Vitória se sagrou vencedor da edição de 2023 da competição, mesmo sem entrar em campo.

Depois de bater o Novorizontino, de virada, no último domingo (12), e confirmar seu acesso à Série A, o clube baiano foi agraciado por um empate de 1 a 1 no encontro entre Criciúma e Guarani. Isto porque, o Tigre catarinense, vice-líder do certame, já não pode alcançar o Leão com os dois pontos deixados pelo caminho, diante do Bugre, em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Desta forma, o Leão assegura a taça da Segundona com duas rodadas de antecedência, coroando uma campanha de 21 vitórias em 36 partidas. Vice da Série B de 1992, da Série A de 1993, da Série C de 2006 e da Copa do Brasil de 2010, o Vitória, enfim, celebra seu primeiro título nacional.

Para completar a festa rubro-negra, a façanha dos comandados de Léo Condé garante o Vitória na Copa do Brasil de 2024, com direito a ingresso já na 3ª fase do torneio, cobiçado pelas vultuosas premiações.

Folia agendada

Sábado (12), o torcedor da Fábrica de Talentos terá a chance de festejar a chegada do troféu no Barradão, em um duelo com o Sport, que ainda briga pelo acesso, ocupando atualmente a 5ª posição do campeonato, com 60 pontos – nove a menos que os baianos.