16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Curso de Montador de Andaimes é realizado pela primeira vez em Alagoas

Parceria entre Monsertec, Senai e Braskem capacita jovens e qualifica mão de obra local para atuar na indústria e na construção civil

Curso de Montador de Andaimes é realizado pela primeira vez em Alagoas | Assessoria

Cerca de trinta jovens aprendizes – entre eles duas mulheres – agora contam com a formação teórica para iniciar carreira como montadores de andaimes, profissão cada vez mais valorizada pela indústria e pelo setor de construção civil. Esse é o resultado da conclusão do curso de Montador de Andaimes, conduzido pela primeira vez em Alagoas por meio de uma parceria entre a Monsertec, Senai e Braskem.

A cerimônia de formatura dessa primeira etapa do curso foi realizada nessa quarta-feira (4/10), no auditório do Senai Poço. Aproximadamente 70 candidatos com idades entre 18 e 22 anos disputaram as 30 vagas disponíveis. Inseridos no programa Jovem Aprendiz, os jovens selecionados recebem uma bolsa de meio salário mínimo durante o período de aprendizagem. Após a conclusão da parte teórica, os alunos darão continuidade às aulas práticas, que serão realizadas no Cinturão Verde da Braskem durante quatro meses.

Erico Hardt, diretor da Monsertec, ressalta a importância do curso para a empresa e para a região. “Há 22 anos, temos o privilégio de promover oportunidades de formação profissional em várias regiões. Esta é a primeira turma em Alagoas, e estamos entusiasmados em fazer parte dessa jornada, capacitando jovens e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local”, destacou Hardt.

Curso de Montador de Andaimes é realizado pela primeira vez em Alagoas | Assessoria

Durante a cerimônia, Cristina Suruagy, diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai Alagoas, ressaltou a importância do compromisso da instituição em garantir uma educação de qualidade e amplas oportunidades de aprendizado para os jovens. “Estamos gratificados em participar deste projeto que valoriza a qualificação profissional e o progresso das habilidades dos jovens de Alagoas”, enfatizou.

Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem em Alagoas, enfatiza a relevância da participação da indústria na capacitação dos jovens. “Por meio dos treinamentos dentro das unidades industriais, os jovens terão a oportunidade de aprofundar seu aprendizado, compreendendo o funcionamento diário de uma grande empresa e colocando em prática tudo o que aprenderam em sala de aula”, disse Colodete. “A aprendizagem é algo que transcende todos os períodos de nossa vida e faz uma diferença enorme na história de cada um”, completou.

Curso de Montador de Andaimes é realizado pela primeira vez em Alagoas | Assessoria

Janaina Tamara dos Santos, 21 anos, e Jayane Cristina Silva dos Santos, 22, são dois bons exemplos. Únicas mulheres na turma, chegaram a duvidar no início que a atividade era mesmo para elas. “Mas todos nos apoiaram e hoje temos plena confiança de que podemos evoluir ainda mais”, disse Janaina. “Descobri habilidades que não imaginava ter, como subir em um andaime e ficar bem com a altura”, conta Jayane. “Estamos curiosas agora para iniciar a parte prática na próxima semana”, disse.

O curso de Montador de Andaimes é fundamental para fornecer habilidades técnicas e práticas aos jovens, com foco em aspectos como segurança no trabalho, técnicas de montagem e desmontagem de andaimes, entre outros conhecimentos essenciais para a atuação nessa área.