24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas apresenta oportunidades e força dos negócios em Alagoas para Câmara Espanhola

Encontro aconteceu nesta quinta-feira em São Paulo

Acompanharam o governador a secretária de Fazenda do Estado, Renata dos Santos, e o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy. Foto: Túlio Vidal

As potencialidades do Estado de Alagoas para a atração de investimentos foram mostradas pelo governador Paulo Dantas a representantes de empresas de capital espanhol em café da manhã na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (25).

A Câmara é uma associação empresarial que atua há 69 anos e trabalha para criar oportunidades de negócios no Brasil e na Espanha, e tem entre seus os sócios algumas das companhias mais influentes do mundo dos negócios, do comércio e do investimento. É o caso de Banco Santander, Telefônica, Mapfre, Neoenergia, Naturgy, entre outras.

No encontro, o governador Dantas mostrou os bons números macroeconômicos de Alagoas, frutos de um governo comprometido com práticas responsáveis de gestão, o que torna o Estado atrativo para investimentos da iniciativa privada. “Temos uma gestão fiscal eficiente, que nos permite investir em infraestrutura, além de adotar políticas públicas que propiciam um ambiente de segurança jurídica aos agentes privados”, disse.

Vale ressaltar que, em 2023, Alagoas teve o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os Estados do Nordeste com aumento próximo de 7%. Além disso, entre as 27 Unidades da Federação, é a que apresenta a melhor relação entre o investimento executado e a receita corrente líquida, com um índice de 18,50%, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados (produzido pelo Centro de Liderança Pública, o CLP).

Setores como energia, principalmente com a oferta de gás natural, turismo e indústria foram destacados por Paulo Dantas como bem estruturados para receberem investimentos no Estado. O governador ressaltou os incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), e destacou projetos de infraestrutura, como a construção do aeroporto de Maragogi, a reforma de aeroportos regionais (como o de Arapiraca) e o ramal do Canal do Sertão, e o projeto pioneiro no Brasil de estocagem de gás natural.

Acompanharam o governador a secretária de Fazenda do Estado, Renata dos Santos, e o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy.

Renata dos Santos lembrou que o Estado tem investido em educação e desenvolvimento tecnológico, o que colabora para a atração de investimentos, a partir de uma oferta de mão de obra mais qualificada e disseminação de uma cultura de inovação. “Investimos para que Alagoas seja um polo de tecnologia e já colhemos frutos. Muitas startups alagoanas têm destaque em suas áreas de atuação”.

Ao final, o presidente da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, Marcos Madureira, se disse impressionado com a explanação do governador. “Ficou claro que com gestores competentes, se consegue transformar a coisa pública”.