24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas destaca em reunião com a União Europeia vocação turística de Alagoas

Consórcio do Nordeste foi recebido em evento na Bélgica


Comitiva do Consórcio Nordeste se reuniu com a princesa Astrid, da Bélgica, e potencial turístico e econômico da região foi apresentado. Fotos: ApexBrasil

A vocação turística de Alagoas e o potencial para investimentos em energias renováveis foram temas apresentados pelo governador Paulo Dantas em contato com a princesa Astrid, da Bélgica, durante reunião do Consórcio Nordeste com a Comissão da União Europeia.

O governador reforçou a necessidade de discutir e fortalecer as parcerias que culminam em intercâmbios e propostas de integração entre a União Europeia (UE), o Reino da Bélgica e os nove estados nordestinos.

“Alagoas tem se notabilizado por avanços sociais notórios, pois somos o Estado que mais cresceu no PIB [Produto Interno Bruto] no ano de 2023, e geramos mais empregos no ano passado, proporcionalmente. Ou seja, nos destacamos pela solidez fiscal, segurança jurídica, atraímos cada vez mais turistas e temos um potencial para investir em energias renováveis. Estas pautas são fundamentais para um bom relacionamento e parceria com a União Europeia”, avaliou Paulo.

O Consórcio do Nordeste ainda discutiu sobre a construção de um plano de investimento em hidrogênio verde e uma proposta de um trabalho conjunto pela descarbonização das cidades, com abrangência às cidades belgas quanto aos municípios nordestinos.

O diretor de Relações Bilaterais da Bélgica com as Américas e Caribe, Patrick Herman, anunciou que o Governo Belga vai visitar o Brasil em novembro deste ano. Na oportunidade, o governador Paulo Dantas estendeu o convite para que Alagoas seja um dos estados visitados.

“Desejo que visitem Alagoas e conheçam todas as oportunidades de parcerias que temos a oferecer e a segurança que ofertamos aos nossos investidores”, afirmou o governador.

Consórcio do NE na Europa

Desde segunda-feira (13), o governador Paulo Dantas integra a comitiva do Consórcio do Nordeste que está em missão na Europa. O Governo de Alagoas já participou da cúpula mundial do hidrogênio, na Holanda.

Paulo pontuou os esforços alagoanos para se tornar um polo de energia limpa, citando exemplos significativos de investimentos. A presença dos governadores reflete a posição estratégica do Nordeste na transição energética do Brasil, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a exploração de energias renováveis como eólica, solar e biomassa.