24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas entrega nesta terça dois veículos para ampliar o Serviço Hemovan

Veículos foram doados pelo Governo Federal à Secretaria de Estado da Saúde

Foto: Nildo Lopes / Ascom Sesau

O governador Paulo Dantas irá entregar dois veículos para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta terça-feira (7), às 10h, durante cerimônia no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Os dois veículos serão utilizados para ampliar o Serviço de Hemovan, que transporta grupos de voluntários para os postos fixos de doação de sangue, bem como, leva equipes volantes do órgão para os municípios, com o propósito de realizar coletas itinerantes.

Os dois veículos foram doados pelo Governo Federal, por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o Ministério da Saúde (MS), tendo como beneficiária a Hemorrede Pública de Alagoas, mantenedora do Hemoal. Para isso, foram investidos cerca de R$ 570 mil, uma vez que cada veículo foi adquirido por R$ 285 mil.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda – que acompanhará o governador na entrega dos dois automóveis –, a ampliação do Serviço de Hemovan é fundamental. Isso porque, segundo o gestor da saúde estadual, facilitar o acesso dos cidadãos à doação voluntária de sangue é uma das missões do hemocentro alagoano.

“Com a ampliação da Rede Hospitalar no Estado, onde sete novos hospitais foram abertos nos últimos anos, passamos a ter uma demanda ainda maior de procedimentos cirúrgicos e, consequentemente, de transfusões. Para isso, há a necessidade de aumentarmos o número de doações de sangue, e uma das estratégias é disponibilizarmos o transporte para que a população se desloque até os postos fixos de doação, ou enviemos as equipes volantes do Hemoal aos municípios”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que a entrega dos novos veículos para o Hemoal representa mais um momento de fortalecimento da Política Estadual de Hemoterapia. Conforme a gestora do hemocentro alagoano, a principal missão do órgão é fornecer sangue e hemocomponentes com qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda transfusional e, para isso, ir até os voluntários é uma das metas estabelecidas para este ano.

“Partindo do pressuposto que sangue é vida, e que, sem ele, muitas pessoas podem perdê-la, já que não se fabrica artificialmente e não pode ser comprado como um medicamento, é nossa missão investirmos na conscientização da população para a prática deste gesto nobre. Paralelamente, desenvolvermos estratégias que facilitem o acesso, sendo o Serviço de Hemovan uma destas iniciativas”, reforçou a diretora do Hemoal.

 

Serviço de Hemovan

Para solicitar o Serviço de Hemovan, os voluntários podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas e acionar os Núcleos de Captação de Doadores de Sangue em Maceió (82 98884 6057) e Arapiraca (82 98884 6017). Em dia e hora marcados, a van irá transportá-los até o Posto Fixo de Coleta de Sangue mais próximo, devolvendo posteriormente o grupo de doadores ao ponto de partida.

Há também a possibilidade de agendar coletas itinerantes em condomínios residenciais, igrejas, Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, universidades e escolas. Para isso, o Hemoal monta uma estrutura no local e realiza a coleta externa, desde que haja, no mínimo, 50 candidatos à doação voluntária de sangue.