1 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas fortalece compromisso com igualdade racial na Serra da Barriga

Celebrando o Dia da Consciência Negra, autoridades e comunidade unem-se em prol da diversidade e resistência cultural

Diversas manifestações culturais enriqueceram o evento. Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas, ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa, esteve na Serra da Barriga na manhã desta segunda-feira (20), participando das festividades em celebração ao Dia da Consciência Negra, em União dos Palmares. Este ano, a festividade contou novamente com a organização da Fundação Cultural Palmares (FCP), com a participação do presidente João Jorge Rodrigues.

Ao subir a Serra, o governador reiterou seu compromisso com a igualdade racial e o combate ao racismo, sendo recepcionado por religiosos de matriz africana ao som do Baques e de grupos afros.

Diversas manifestações culturais enriqueceram o evento, incluindo apresentações de capoeira, dança afro e exposições de arte que destacaram a riqueza da herança cultural afro.

Ao lado do prefeito Areski Freitas e da Mãe Neide, o governador e o presidente da FCP depositaram flores em homenagem a Ganga Zumba e Zumbi. Neste momento, Mãe Neide fez orações e entoou cânticos em homenagem à ancestralidade.

Em seu discurso, Paulo Dantas defendeu a igualdade em diversas dimensões e reforçou seu compromisso com políticas que promovam a igualdade racial e o respeito à diversidade. “Zumbi dos Palmares é símbolo de resistência e deixou um legado para todos os brasileiros. Devemos nos orgulhar dos nossos ancestrais, da cultura e da história revolucionária que mudou a vida de milhões de pessoas. Estamos aqui para celebrar, mas também para reafirmar nosso compromisso em construir um Estado mais justo e inclusivo para todos”, afirmou.

Além disso, o governador destacou a importância da Fundação Palmares na retomada de ações de valorização da igualdade racial e também afirmou que irá se reunir com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estudar a viabilidade de implantação da capoeira nas escolas estaduais.

“Nos últimos quatro anos, a Serra da Barriga foi esquecida pelo Governo Federal, sendo o evento todo organizado pelo Governo de Alagoas e pela Prefeitura de União dos Palmares. Agora, com o presidente Lula, a cultura voltou a ser valorizada e a cultura afro mais ainda, principalmente por ter uma Fundação Palmares ativa. Que o legado de Zumbi, Dandara e Ganga Zumba nos inspire diariamente a buscar igualdade, justiça e liberdade para todos”, disse.

Durante o evento, foram anunciadas iniciativas do governo estadual para combater a discriminação racial, investir em educação inclusiva e promover a empregabilidade da população negra. Além disso, houve a entrega das escrituras de 161 imóveis no conjunto residencial Nossa Senhora Mães dos Pobres.

O presidente da FCP, João Jorge Rodrigues, reafirmou a importância da celebração do 20 de Novembro na luta dos negros pela liberdade e pela igualdade racial.

“Os negros no Brasil são maioria, mas precisamos sempre lutar por mais espaço, por mais reconhecimento, por mais igualdade e justiça. Unidos, somos fortes, e nossa luta é diária. Vamos sempre seguir em busca do melhor para nós”, destacou.

O evento também contou com a participação da primeira-Dama Marina Dantas, do deputado federal Paulão, do deputado estadual Ronaldo Medeiros, das secretárias Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Angela Stemler (Esportes), Adriana Araújo (Controladoria), do secretário-Executivo de Comunicação, Wendel Palhares, e do prefeito de Batalha, Wagney Dantas.