16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Dantas oficializa patrocínio para o 30º Festival do Bumba-Meu-Boi em Maceió

Evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em Maceió e deve reunir mais de 20 mil pessoas

Foto:  Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ao lado de representantes da Liga dos Bois, assinaram, nesta sexta-feira (24), o decreto de patrocínio de R$ 200 mil do Governo de Alagoas para a realização do 30º Festival do Bumba-Meu-Boi. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em Maceió e deve reunir mais de 20 mil pessoas.

A assinatura ocorreu no hall do Palácio Floriano Peixoto, e contou também com uma apresentação do boi “Força Bruta”. Durante a solenidade, o governador assegurou que, a partir de 2024, o patrocínio será permanente com data fixa para os próximos anos.

“Vocês me procuraram e imediatamente garanti que este patrocínio seria concedido, reconhecendo a importância cultural do Bumba-meu-boi não apenas para Alagoas, mas para o Brasil. Devemos valorizar os artistas da nossa terra, e por isso estamos aqui formalizando. Além disso, buscarei junto ao meu secretariado que este festival tenha calendário permanente e patrocínio do Governo de Alagoas”, afirmou.

A Liga, liderada por Allan Victor, presidente, e Zé do Boi, secretário, buscou ativamente o apoio do Governo de Alagoas, destacando a importância do evento que, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais do calendário cultural local. O festival celebra a cultura e também impulsiona a economia e a geração de empregos, formais e informais.

O deputado federal Rafael Brito destacou o compromisso do governador Paulo Dantas em atender prontamente o pedido para manter viva essa tradição. “Conhecendo o governador já sabia que ele apoiaria e sei que sempre estará apoiando e fomentando a cultura em nosso estado. Todo investimento, como no Festival do Bumba Meu Boi, trará resultados significativos para outros setores, como a economia, turismo e a geração de emprego e renda”, enfatizou.

A secretária Mellina Freitas destacou o compromisso da Secult em fortalecer as expressões culturais, preservando festividades profundamente enraizadas na história alagoana. “Nosso compromisso será sempre com a nossa cultura e com os artistas da nossa terra. O festival é tradicional, e não poderíamos deixar de apoiar, por isso estamos aqui para garantir que o evento acontecerá e será um dos melhores já realizados em Alagoas”, disse.



HISTÓRIA

Desde sua primeira edição em 2004, o Festival do Bumba-Meu-Boi, organizado pela Liga, tornou-se um pilar do cenário cultural alagoano. Com quase 30 grupos participantes, o evento contribui significativamente para a geração de empregos e renda, beneficiando cerca de 4,5 mil alagoanos, direta e indiretamente.

O presidente da Liga do Bumba Meu Boi, Allan Victor, comemorou o repasse. “O nosso evento estava prestes a ser cancelado porque a Prefeitura de Maceió havia negado o repasse. Procuramos o governador Paulo Dantas, ele nos garantiu o valor. Hoje estamos aqui concretizando essa promessa, nos deixando mais animados e empolgados com o nosso evento”, ressaltou.

O secretário da Liga do Bumba Meu Boi, conhecido por Zé do Boi, ficou satisfeito com o apoio do Governo de Alagoas. “Estou muito emocionado com a garantia do governador ao festival de bumba meu boi e também pelo apoio do deputado Rafael Brito, sem eles nada disso seria possível, e milhares de pessoas que dependem desse evento ficariam desempregadas”, disse.

Também participaram da solenidade as secretárias Bárbara Braga (Turismo) e Renata Santos (Fazenda) e o secretário Vitor Pereira (Governo).