14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas recepciona em Londres 50 estudantes alagoanos do Daqui Pra o Mundo

Governador destaca ineditismo e alcance do programa que proporciona oportunidade de intercâmbio a alunos da rede pública estadual

Participantes do Programa Daqui pra o Mundo. Foto: Agência Alagoas

Os 50 estudantes alagoanos selecionados pelo Programa Daqui Pra O Mundo foram recepcionados pelo governador Paulo Dantas, na tarde desta sexta-feira (17), no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Eles passarão 30 dias em um intercâmbio no país europeu, percorrendo quatro cidades para aprimorar o idioma inglês. Também recepcionaram os estudantes as secretárias Paula Dantas (Planejamento), Roseane Vasconcelos (Educação) e Renata Santos (Fazenda), além do secretário Hugo Leahy (Relações Federativas).

No desembarque, professores e estudantes da rede pública estadual demonstraram sua empolgação. Uma delas é Flávia Rodrigues, aluna da Escola Estadual Ângelo de Abreu, de Olho d’Água das Flores, que falou sobre a oportunidade de conhecer a Inglaterra e, consequentemente, uma nova cultura, graças ao programa do Governo de Alagoas.

“Estamos muito emocionados. É uma oportunidade única, e estamos muito felizes por estarmos aqui. A expectativa é muito grande, por tudo o que está por vir e que será proporcionado para nós”, disse a estudante selecionada por meio de prova de proficiência em língua inglesa realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O governador Paulo Dantas, por sua vez, destacou este momento como um dos mais importantes de sua gestão, enfatizando que valorizar e investir em educação também significa combater a pobreza em Alagoas. “O combate à pobreza passa por oportunidades para o alagoano. Um programa como o ‘Daqui Pra O Mundo’ proporciona as oportunidades de que os alagoanos necessitam para uma formação adequada, tendo, portanto, as mesmas condições do aluno da rede privada, explorando outros idiomas e estando cada vez mais preparado para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Já a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, referiu-se ao programa como a realização de um sonho. “Pouca gente acreditou que uma ação como esta seria possível, e o programa é uma clara demonstração do compromisso do governo Paulo Dantas em ofertar cada vez mais oportunidades por meio da educação”, emendou a secretária, destacando também que os alunos participantes estarão acompanhados por monitores da Seduc durante todo o intercâmbio.

O programa

Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o “Daqui pra o Mundo” busca fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação da vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues. Este ano, 50 estudantes da rede estadual foram contemplados, e a expectativa é de que esse número dobre em 2025.

O programa consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual, para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente ao ensino médio na Inglaterra. A participação no programa se deu por meio de processo seletivo conduzido pela Seduc, mobilizando estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, todos com pelo menos 14 anos de idade (completados até a data da viagem) e frequência escolar mínima de 75%.