19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Defensores Públicos elegem novo Defensor-Geral

Pleito teve como candidato único o Defensor Público Fabrício Leão Souto, que atualmente exerce a função de Subdefensor Público-Geral do Estado de Alagoas; 83 defensores públicos participaram da votação

Os defensores públicos alagoanos elegeram, nesta sexta-feira, 19, seu próximo Defensor Público-Geral , cargo ocupado atualmente pelo Defensor Público Carlos Eduardo de Paula Monteiro, que está à frente da instituição há quatro anos. A votação, que aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado, em Maceió, contou com a presença de 83 defensores públicos, sendo  78 (setenta e oito) votos em favor do candidato (93,97% favoráveis), cinco em branco e nenhum voto nulo.

A eleição foi acompanhada pela comissão eleitoral formada pelos Defensores Públicos: Manuela Carvalho de Menezes (presidente),  André Chalub Lima (vice-Presidente ) e Daniela Damasceno Silva Melo e Heloísa Bevilaqua da Silveira, as 1º e 2º Secretárias, respectivamente

Nascido na cidade de Guanambi, no Estado da Bahia, Fabrício Leão Souto foi aprovado no concurso público de 2011. De lá pra cá, o candidato passou por diversas atuações dentro da Defensoria Pública, entre elas: titular da comarca de São Miguel dos Campos, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas (ADEPAL), integrante, na capital, dos Núcleos Cível, Criminal, de Fazenda Pública, de 2ª Instância e Tribunais Superiores, e Coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, onde hoje é titular, e, atualmente, Subdefensor Público-Geral do Estado.

Após a eleição

O Defensor Público-Geral foi eleito através do voto obrigatório, pessoal e secreto de todos os defensores públicos. A partir de agora, o resultado do pleito será encaminhado ao Governador do Estado para nomeação.