21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Defesa Civil confirma novos eventos sísmicos no Mutange

Foi determinado que Braskem repasse dados, pois podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema

A Defesa Civil informa que registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro do Mutange na segunda-feira (6).

O primeiro (11h58) com magnitude local de 1.15 e o segundo (13h44) com magnitude local de 1.38. São magnitudes consideradas baixas, que não tem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento.

O abalo teria sido sentido entre a Casa de Saúde e o antigo Centro de Treinamento do CSA. Trabalhadores da Braskem estariam perfurando uma sonda no momento em que houve erosão e abalo. Segundo moradores, os funcionários teriam começado a tapar o local com concreto, para evitar que cedesse.

Devido a movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente.

Foi determinado ainda que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema.

Em nota, a  Braskem se posiciona

-A Braskem informa que os eventos microssísmicos detectados nessa segunda-feira, 6, pelos equipamentos de monitoramento ocorreram na área próxima ao antigo Hospital José Lopes. A região possui uma rede de monitoramento robusta, uma das mais modernas do país, capaz de detectar movimentos de baixa intensidade em profundidade e superfície. Os eventos ocorridos ontem foram de baixa magnitude e não alteraram a rotina da região. Preventivamente, a Braskem paralisou as atividades no local e comunicou à Defesa Civil.