6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Depois de uma curva à direita, Aldo Rebelo deve ser vice de Alckmin

Ex-comunista alagoano fez seu nome durante os governos do PT

Radical de esquerda nos anos 80, líder máximo da União Nacional dos Estudantes (UNE), dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e, posteriormente, deputado federal por São Paulo, o alagoano Aldo Rebelo ampliou em muito sua projeção nacional durante os governos de  Lula e Dilma.

Apoiado por Lula, ele chegou a ser presidente da Câmara dos Deputados, Ministro da Articulação Política e da Defesa. Com Dilma foi Ministro dos Esportes e da Ciência e Tecnologia.

Aldo Rebelo: possível vice de Alckmin

No ano passado desencantou-se com o PC do B e se filiou ao PSB – Partido Socialista Brasileiro – onde demorou pouco tempo. Surpreendeu a todos mudando-se de mala e cuia para a legenda fisiológica, mais à direita, do Solidariedade.

O pensamento era ser candidato a presidente da República. Mas, integrante do chamado “centrão”, o novo partido de Rebelo aliou-se ao candidato tucano Geraldo Alckmin.

Resultado: O Solidariedade força a barra para que Aldo Rebelo seja o candidato a vice na chapa do PSDB. Os tucanos topam e já iniciaram conversas nesse sentido. Ao mesmo tempo, o ex-comunista também se movimenta para convencer seus novos colegas do centrão de que o seu nome é o melhor para a composição da chapa social democrata, com fluidez ao liberalismo exacerbado.

O curioso é que seguindo o espírito que caracteriza o nosso tempo, cabe bem uma pergunta para o pragmático Aldo Rebelo?

Estaria ele vivendo uma era de mudanças ou realmente mudando de era?