23 de setembro de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

Depressão e suicídios tendem aumentar após a pandemia, segundo OMS

Pesquisadora diz que as perdas de uma quarentena são emocionais, físicas e financeiras

Brasil tem hoje o maior número de pessoas com depressão no continente latino americano

As autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão preocupadas com o avanço de casos de depressão e suicídios no mundo inteiro, diante do quadro desalentador da pandemia do coronavírus.

Os dados indicam que 330 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão. Nesse contexto, estão inseridos 12 milhões de brasileiros. Segundo relatório da OMS, o Brasil é o País com maior número de casos na América Latina.

Essa situação, que ainda não despertou nacionalmente as autoridades da área de saúde, tem afetado consideravelmente a qualidade de vida da população, que sofre com transtornos, fobias e exacerbação da ansiedade. Tudo isso, segundo os pesquisadores no mundo, tende a aumentar  na e no pós pandemia.

A pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), professora Danielle Admoni, destaca que o  aumento de casos de depressão e suicídio pós-pandemia é um fenômeno observado historicamente em catástrofes naturais, como furacões, ou sanitárias, como foi com o ebola.

Para ela, no atual momento as  pessoas estão se cuidando em função da ameaça mortal do vírus do Covid-19. No entanto, afirma que  passada essa necessidade de sobrevivência, as fichas vão caindo, e aparecem concretamente as perdas de uma quarentena: emocionais, físicas, financeiras.

“Aí as pessoas se deprimem. Assim é esperado um aumento dos casos de suicídio”, diz ela, preocupada com a falta de postos de atendimento no País, para cuidar das pessoas afetadas pela depressão.

 

 

One Comment

  • Avatar Clodoaldo José de Carvalho

    As pessoas devem ler a bíblia com pequenos grupos de familiares e amigos em casa, assim, se ajuda e ajuda outras pessoas, sugiro começar pelo Evangelho Segundo João, depois, o Evangelho Segundo Mateus, em seguida o Evangelho Segundo Marcos, o Evangelho Segundo Lucas e repete o Evangelho Segundo João, continua com ATOS DOS APÓSTOLOS, EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS, SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS, EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS, EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS, EPÍSTOLA DE PAULO AOS FILIPENSES, EPÍSTOLA DE PAULO AOS COLOSSENSES, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES, SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENCES, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO, SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO, EPÍSTOLA DE PAULO A TITO, EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMON, EPÍSTOLA AOS HEBREUS, EPÍSTOLA DE TIAGO, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO, SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO, SEGUNDA EPÍSTOLA DE JOÃO, TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO, EPÍSTOLA DE JUDAS irmão de Tiago, e termina com APOCALIPSE que significa REVELAÇÃO de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos… notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo…
    São livros pequenos e muito reconfortante de se ler!
    Ore a Deus, Senhor, te pedimos sabedoria para entender Sua palavra, com a ajuda do Teu Espírito Santo. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.