24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Personalidades

Deputada federal do PL morre de câncer em São Paulo, aos 39 anos

Amália Barros era vice-presidente do PL mulher

A deputada federal Amália Barros (PL/MT) morreu aos 39 anos, em São Paulo. A morte foi confirmada na madrugada deste domingo (12/5) pelas redes sociais da parlamentar. A deputada estava internada em tratamento de um nódulo no pâncreas.

Amália Barros era vice-presidente do PL Mulher e deputada federal por Mato Grosso, desde 2022. Nascida em março de 1985 em Mogi Mirim (SP), Amália era formada em jornalismo.

Aos 20 anos, ela perdeu a visão do olho esquerdo devido a toxoplasmose, infecção causada por um parasita. Depois teve que remover o olho em 2016, após passar por 15 cirurgias, e passou a usar uma prótese ocular.

Na Câmara dos Deputados, ela lutava pelos direitos das pessoas com deficiência e da conscientização sobre a toxoplasmose. Em 2021 lançou o livro Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas, em que conta sua históriaTambém fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular

Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.