16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Desembargadores federais recebem na ALE o título de Cidadão Honorário de Alagoas

Leonardo Resende Martins e Sebastião José Vasques de Moraes, do TRF-5, foram condecorados

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 15, uma sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Leonardo Resende Martins e Sebastião José Vasques de Moraes. As honrarias, aprovadas por unanimidade na Casa, foram propostas, respectivamente, pelos deputados Doutor Wanderley (MDB) e Alexandre Ayres (MDB). O presidente do Parlamento, deputado Marcelo Victor, comandou a sessão, que foi bastante concorrida e contou ainda com as presenças do presidente do TRF5, desembargador Fernando Braga; do desembargador Ivan Brito, representando o TJ/AL; do juiz federal André Granja; do deputado federal Luciano Amaral; do secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; além de desembargadores; juízes estaduais e federais, advogados e familiares dos homenageados.

Leonardo Resende Martins

O deputado Doutor Wanderley destacou que a honraria concedida ao desembargador Leonardo Resende Martins é um ato de grande justiça, por se tratar de um operador do direito responsável por relevantes contribuições para sociedade, uma forma de agradecimento da Casa por seus préstimos ao Estado de Alagoas, ao direito e à sociedade em geral. “O nosso homenageado, além da competência jurídica, é uma figura extraordinária. Ele foi procurador do nosso Estado e juiz federal, deixando um legado de homem sério e justo”, destacou.

Em seu pronunciamento, o desembargador Leonardo Martins disse se sentir muito honrado com a homenagem e agradeceu a Assembleia Legislativa, em especial ao Doutor Wanderley, pela iniciativa. “Tive o privilégio, por duas vezes, de servir ao Estado de Alagoas profissionalmente: primeiro como procurador de Estado e depois como juiz federal. Foram momentos muito felizes na minha vida, onde recebi muito do Estado e tentei retribuir, embora saiba que ainda estou devendo. Sinto-me honrado em hoje me tornar conterrâneo de Gracilano Ramos e Djavan”, ressaltou.

Leonardo Martins é natural de Fortaleza/CE. Juiz Federal desde 2001, aprovado no IV Concurso promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), tendo atuado como juiz substituto na 5ª Vara da Seção Judiciária do Ceará (2001-2004) e como titular na 1ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas (2004-2009) e na 14ª Vara (2009-2015) e 6ª Vara da Seção Judiciária do Ceará (2015-2022); Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRE5), promovido pelo critério do merecimento em 2022, membro da 6ª Turma e da 2ª Seção; Membro titular Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), no biênio 2006-2008; e Membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no biênio 2021-2022, designado para atuar como juiz auxiliar da propaganda eleitoral nas eleições de 2022. Leonardo Martins tem diversos artigos publicados, prêmios e comendas recebidas durante sua trajetória jurídica.

Sebastião José Vasques de Moraes

Para o deputado Alexandre Ayres a concessão do título visa honrar o desembargador Sebastião Vasques pelos grandes feitos na magistratura federal e pelos relevantes serviços prestados a sociedade. O deputado enfatizou que o homenageado já ministrou diversos cursos e seminários na área jurídica, além de ter sido diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, tendo desempenhado um trabalho exemplar. “Dr. Sebastião chegou a Alagoas em 1989, ainda no início da Justiça Federal. E posso dizer: é um homem sério, honesto, leal e, acima de tudo, justo. Meus parabéns por toda sua história de luta em prol da justiça alagoana e brasileira!”, destacou.

Durante seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa, o desembargador Sebastião Vasques agradeceu aos deputados pelo titulo de Cidadão Alagoano e disse que a homenagem lhe enche de muita alegria e satisfação. “Grande honraria que me aproxima ainda mais de alagoanos ilustres como Aurélio Buarque de Holanda, Nise da Silveira, Jorge de Lima, Paulo Gracindo, Pontes de Miranda e tantos outros. Estive aqui trabalhando na justiça, o que me deu uma visão muito própria deste belo Estado. Hoje me sinto muito feliz, até porque aqui tive dois filhos, com muito orgulho”, afirmou.

Sebastião Vasques é natural de São Paulo (SP). Juiz federal da seção judiciária de Alagoas (abril de1988 até setembro de 2022); Juiz titular da 4ª Vara Federal de Alagoas desde a implantação da referida Vara, em 1989, até setembro de 2022; desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (setembro de 2022 em diante); e presidente da 6ª turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desde a criação e instalação da turma em setembro de 2022. Sebastião Vasques ainda exerceu os cargos de diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas; presidente da Turma Recursal Federal de Alagoas por dois biênios; desembargador eleitoral e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas por mais dois biênios; e membro titular do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas (abril de 2015 a dezembro de 2017).

Ao final da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos deputados que propuseram a sessão e dos homenageados, destaques na área jurídica. “O deputado Doutor Wanderley é um homem importante na política e na medicina, que há muitos anos serve como pacificador da política alagoana. O deputado Alexandre Ayres também merece destaque, já que como secretário de Saúde, no momento mais difícil de nossa história, conseguiu o melhor resultado no País em salvar vidas. Já os nossos homenageados são merecedores de serem Cidadãos Alagoanos, materializado hoje com a entrega dos títulos”, enalteceu.