8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Do mesmo partido de Trump: Saiba quem era o atirador Thomas Crooks

Apesar de filiado ao partido Republicano, jpvem de 20 anos que atentou contra o ex-presidente fez doações para partido de Biden

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos e residente de Bethel Park, Pensilvânia, foi identificado como o principal suspeito na tentativa de assassinato do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, durante um comício de campanha no sábado (13). Crooks teria agido sozinho e não apresentava histórico de problemas de saúde mental.

Ele foi morto a tiros pelo Serviço Secreto segundos após abrir fogo contra o palco onde Trump estava discursando. No ataque, um participante do comício morreu e outros dois ficaram gravemente feridos. Trump foi atingido na orelha.

Crooks era um republicano registrado e a eleição de 5 de novembro seria a primeira em que ele teria idade suficiente para votar em uma eleição presidencial, na qual Trump enfrenta o atual presidente Joe Biden.

Vale constar que registros da Comissão Eleitoral Federal de 2021 mostram que, aos 17 anos, Crooks fez uma doação de 15 dólares para o ActBlue, um comitê de ação política que arrecada fundos para políticos democratas e de esquerda.

A doação foi destinada ao Progressive Turnout Project, grupo que incentiva a participação de eleitores democratas.

Matthew Crooks, pai de Thomas Matthew Crooks, de 53 anos, aguarda detalhes das autoridades antes de comentar sobre o ocorrido envolvendo seu filho. A polícia já bloqueou as ruas ao redor da residência da família Crooks.

Aluno premiado

Thomas Crooks concluiu o ensino médio em 2022 na Bethel Park High School. Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022, citado pelo New York Times, mostra Crooks recebendo seu diploma sob aplausos discretos.

Nas imagens, ele aparece com óculos e uma beca de formatura preta, posando com um funcionário da escola. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente a autenticidade do vídeo.

No sábado, autoridades de segurança revelaram que Crooks não portava nenhuma identificação no local do tiroteio e foi identificado por outros métodos.