3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Dorival Júnior é oficialmente apresentado como técnico da Seleção Brasileira

Treinador se mostra otimista diante do novo desafio e fala em trabalhar para “reconquistar o torcedor”

Dorival Júnior indicou que visa reaproximar o torcedor da Seleção Brasileira – Foto: Ascom CBF

Por Dyego Barros

Após ser escolhido para comandar a Seleção Brasileira, o técnico Dorival Júnior foi oficialmente apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O treinador chega para substituir Fernando Diniz, que dirigia o time canarinho de forma interina, desde julho de 2023, e foi demitido na última semana.

Convidado para estar à frente da Amarelinha pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enquanto cuidava da pré-temporada do São Paulo, Dorival Júnior não titubeou ao aceitar o desafio e solicitou à diretoria do Tricolor o seu desligamento. Na segunda-feira (8), o próprio clube do Morumbi anunciou, em nota, que o profissional de 61 anos estava de saída para a pentacampeã, que ocupa uma modesta 6ª posição nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

No entanto, no discurso de sua apresentação, Dorival procurou adotar um tom otimista. “Se nesse momento não estamos em uma posição adequada para uma classificação para a Copa do Mundo, vamos buscar nossos caminhos para reverter isso”, afirmou o treinador, antes de sugerir preferência por uma linha de trabalho mais pragmática que a do seu antecessor: “primamos por um futebol bem jogado, mas acima de tudo efetivo.” Ainda durante a coletiva, Dorival externou o objetivo de “reconquistar o torcedor brasileiro”.

Em março, o técnico encara o seu primeiro compromisso com a Amarelinha na convocação para os amistosos contra Espanha e Inglaterra. Também neste ano, o novo comandante irá dirigir o Brasil na Copa América que será disputada nos Estados Unidos.