2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Carnaval

É hoje: Mais de 100 blocos carnavalescos desfilam no Jaraguá Folia

O Jaraguá Folia é hoje: animação e serenidade é o que se espera. Foto: Alexandre Teixeira

A partir das 19 horas desta sexta-feira, 2 de fevereiro, o folião maceioense tem compromisso com a alegria, a animação e o frevo, no bairro de Jaraguá.

É que mais de 100 blocos carnavalescos estarão desfilando no Jaraguá Folia, praticamente fazendo a festa do carnaval de Maceió, que há mais de uma década tem antecipado a folia de momo, deixando de lado os dias normais do carnaval propriamente dito.

Engajada na promoção do evento, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da festa  para o cenário do carnaval em Alagoas, ressaltando o significativo apoio do Governo do Estado ao evento.

“O Jaraguá Folia se tornou um marco no calendário festivo, não apenas por sua grandiosidade, mas também por sua capacidade de unir a comunidade em torno da celebração da cultura. É uma festa que não só preserva as tradições locais, mas também impulsiona a economia criativa, promovendo a cultura alagoana de maneira única”, destacou a secretária.

Já o diretor da Liga Carnavalesca de Maceió e criador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli,  uma das fortes características da festa é que o foco do evento está no espetáculo. “A maior atração é o desfile de blocos. Acho até que não deveria ter ninguém como assistente dos desfiles; deveriam estar todos desfilando”, disse.

História

O Jaraguá Folia foi Iniciado em 2001 como uma iniciativa para revitalizar as atividades de bares e restaurantes no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió. À época, a Prefeitura Municipal era a principal agente de promoção do evento, acolhendo a programação elaborada pela Liga dos Blocos Carnavalescos. De lá para cá a cena mudou bastante. Nasceram novos blocos e muitos outros saíram de circulação como o Bloco Filhos da Pauta, que foi fundado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. O bloco era uma referência em animação nas ruas estreitas do bairro.

Segurança

A segurança é um ponto de destaque do evento, com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) atuando com eficiência para garantir um ambiente de paz, festa e encontro das famílias. Além disso, uma equipe de apoio está em ação para garantir a fluidez dos desfiles, contribuindo para a organização do evento.