16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Educação apresenta programa preparatório para o Enem em live para estudantes nesta sexta

Transmissão Programa Foca o Enem será simultânea para 243 escolas estaduais pelo canal do programa no Youtube (Foca o Enem -AL)

Transmissão será simultânea para 30 mil alunos e 243 escolas, no horário das 10h e das 15h. Thiago Athaíde / Ascom Seduc

Escolas de ensino médio da rede estadual conhecerão nesta sexta-feira (15) o programa preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai oferecer para os seus estudantes, o Foca o Enem. A apresentação será no canal do programa no Youtube (Foca o Enem-AL) em uma transmissão simultânea para 30 mil alunos e 243 escolas, no horário das 10h e das 15h.

O programa é direcionado a estudantes que estão concluindo o ensino médio (3ª e 4ª séries e Educação de Jovens e Adultos, a EJA) e tem o intuito de mobilizá-los e prepará-los para o Enem 2024. Em 2023, a rede estadual de ensino registrou resultados positivos tanto na inscrição quanto na aprovação dos estudantes.

“Nesta transmissão, serão discutidas as oportunidades que o Enem proporciona para acesso ao ensino superior, bem como o apoio que a Seduc fornecerá para preparar os estudantes e ajudá-los a alcançar seus objetivos pós-ensino médio. Este evento se configura como uma grande mobilização dos estudantes em prol do seu futuro educacional”, avalia a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa.

 

Melissa Marques concluiu o ensino médio em 2023 na Escola Estadual José da Silveira Camerino. Ela diz que os kits de livros e aulões promovidos pela Seduc nos formatos presenciais e online foram essenciais para garantir sua aprovação no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Eu me preparei assistindo aos aulões da Seduc. Eu foquei no meu objetivo, fiz o Enem e consegui. E eu afirmo para todos os estudantes que, para alcançar seus sonhos, é preciso estudar, focar no que você deseja e sempre acreditar em si mesmo. Por isso, é muito importante aproveitar uma oportunidade como o Foca o Enem. E não se esqueça, o exame é apenas um degrau para conseguir alcançar a melhor etapa das nossas vidas” relata Melissa.

Novidades no programa

Entre as novidades do programa em 2024 estão: Trilhas de Aprofundamentos, carga horária disponibilizada para a escola trabalhar a preparação para o Enem; entrega de material didático complementar para estudantes e professores (organizado por área de conhecimento, redação e simulados); e aulas de revisão diárias pelo canal do Youtube, com dicas para as provas. Além disso, serão realizados simulados entre os meses de julho e setembro.