5 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Em nome do arcabouço fiscal governo vai cortar R$ 25 bi de ministérios

Os ministérios serão comunicados dos contingenciamentos de recursos ainda este ano

Ministro Haddad anuncia cortes de despesas do governo federalO governo federal vai bloquear cerca de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias que envolvem vários ministérios, segundo anunciou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, 03, o ministro destacou que o corte de despesas obrigatórias chega para atender o projeto de lei orçamentária de 2025, que será apresentado em agosto ao Congresso Nacional.

Mas, disse também que o corte ainda poderá ser parcialmente antecipado em contingenciamentos e bloqueios no orçamento deste ano.

Segundo o ministro, já foram indentificadas as despesas e o presidente autorizou levar à frente a iniciativa de ajuste. Observou que tudo foi feito com as equipes dos ministérios, justificando que o valor citado não é um número arbitrário.

“É um número que foi levantado, linha a linha do orçamento, daquilo que não se coaduna com os programas sociais que foram criados, para o ano que vem”, disse Fernando Haddad.

Ele acrescentou que o levantamento dos programas e benefícios que serão cortados foi realizado desde março entre as equipes dos ministérios da área fim e as pastas do Planejamento e da Fazenda.

“Além disso, bloqueios e contingenciamentos do orçamento atual serão anunciados ainda este mês, “que serão suficientes para o cumprimento do arcabouço fiscal”, reforçou o ministro.