1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipe da Escola Sesi Cambona se classifica para torneio nacional de Robótica

No Maranhão, Sesi Cambtec ficou em terceiro lugar na categoria Champion’s Award

Equipe da Escola Sesi Cambona se classifica para torneio nacional de Robótica | Divulgação

A Escola Sesi Cambona comemorou a classificação da equipe Cambtec para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL). O desafio acontece em Brasília-DF, de 29 de fevereiro a 2 de março próximos. A vaga foi conquistada nesse fim de semana, após os alagoanos ficarem em terceiro lugar na categoria Champion’s Award do regional realizado no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís-MA.

O Torneio Sesi de Robótica, regional Maranhão, já é considerado pelo operador nacional da First Lego no Brasil como o maior em todo país. Foram 84 equipes e 543 competidores de escolas públicas e privadas. Destas equipes, 71 concorreram na FLL, revelando o alto nível dos alagoanos.

Ao final, o time da Escola Sesi Cambona brilhou e o “peso da camisa” fez a diferença. “A equipe Sesi Cambtec já tem um nome nacional, porém, a formação dela é totalmente nova, são cinco novos competidores. Aqui, fica a lição de que é possível, mesmo com a equipe nova, ter um resultado como esse terceiro lugar geral, que não é fácil de se conquistar no universo de tantas equipes muito fortes”, disse o coordenador de Robótica do Sesi/AL, professor Eduardo Monteiro, ao ressaltar o trabalho realizado pelos treinadores Joab e Matheus.

Foram dois dias de uma competição que, pela experiência e pelo resultado alcançado, vai ficar marcado na história da Cambtec e, principalmente, da competidora Emille Maira Silva dos Santos, 15, aluna do 9º ano da Escola Sesi Cambona. “Colocamos em prática um trabalho árduo de quatro meses durante esses dois dias (13 e 14/01). Tivemos a oportunidade de colecionar ainda mais conhecimentos. O misto de emoções que o Regional Maranhão nos proporcionou é indescritível, foram dias de muitas emoções”, afirmou.

A Sesi Cambtec se junta às equipes Sesi Senai Roboben (Benedito Bentes) e Robocamb (Cambona) que, em dezembro, classificaram-se para etapa nacional na categoria First Lego League durante o regional de Salvador-BA. A expectativa, agora, está sobre a Sesi Senai Robomac, do Benedito Bentes, que vai buscar uma vaga para o nacional nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Pernambuco.