24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipe Sesi FTCamb leva conhecimentos de robótica a escola municipal de Viçosa

Eles trocaram experiências com alunos do 6º ano da Escola Municipal Pedro Carnaúba

Equipe Sesi FTCamb leva conhecimentos de robótica a escola municipal de Viçosa | Assessoria

A manhã dessa terça-feira, 21 de novembro, foi de muito aprendizado para os alunos do 6º ano (turmas A, B e C) da Escola Municipal Pedro Carnaúba, no município de Viçosa-AL. Eles receberam a visita dos estudantes da Escola Sesi Cambona, integrantes da equipe FTCamb, que compartilharam um pouco dos projetos e atividades de robótica que desenvolvem durante o ano letivo e nas competições que disputam.

É por acreditar nos valores da robótica que os jovens os compartilham com satisfação, disse a diretora da Escola Sesi Cambona, Alessandra Damacena. “Os estudantes do Sesi são multiplicadores porque eles disseminam valores como cooperação, estimulam outros jovens a buscarem soluções criativas para os problemas da sua própria comunidade, envolvendo, engajando em torno de um propósito, que é desenvolver uma cultura de colaboração através dessa jornada tecnológica”, disse ela.

Por meio da robótica, explica a diretora, os jovens desenvolvem a autonomia, capacidade de liderança, autorresponsabilidade, empatia e a capacidade de trabalhar em equipe. “Eles entendem que devem multiplicar esses conceitos e motivar o mundo a ser um lugar melhor, com cidadãos empáticos, autorresponsáveis e multiplicadores desses conceitos que fomentam uma vida mais cordial, gentil, saudável em comunidade”, concluiu.

Equipe Sesi FTCamb leva conhecimentos de robótica a escola municipal de Viçosa | Assessoria

Robótica Sucational

O professor de Matemática da Escola Municipal Pedro Carnaúba, João Paulo Falcão, disse que a presença da equipe no município levou inovação, tecnologia, criatividade e muita matemática e engenharia à escola. Ele trabalha em sala de aula com a metodologia da robótica educacional, aliada à metodologia STEAM, que proporciona uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e matemáticos, tornando o ensino mais envolvente e prático.

O professor conta que foi através das aulas de robótica que surgiu o projeto Robótica Sucational, desenvolvido pelos alunos da Pedro Carnaúba. “A gente trabalha com a coleta de resíduos eletrônicos na escola. Com esse material, conseguimos matéria-prima para que esse trabalho seja feito nas aulas de matemática”, detalhou.

Equipe Sesi FTCamb leva conhecimentos de robótica a escola municipal de Viçosa | Assessoria