3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipes do Sesi retomam treinos rumo aos torneios regionais de Robótica

Sesi Cambtec e Sesi Senai Robomac disputam vaga na competição nacional

Equipes do Sesi Alagoas retomam treinos rumo aos torneios regionais de Robótica | Assessoria

As turmas da Robótica das escolas do Sesi Alagoas voltaram a treinar nessa quarta-feira (3), visando às vagas na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). A competição está marcada para o período de 29 de fevereiro a 2 de março próximos, em Brasília-DF.

Mas, para chegarem lá, as equipes Sesi Cambtec, da Escola Sesi Cambona, e Sesi Senai Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, precisam se classificar durante as etapas regionais que acontecem, respectivamente, no Maranhão (13 e 14/01) e em Pernambuco (2 e 3/02).

No último mês de dezembro, as equipes Sesi Senai Roboben (Benedito Bentes) e Robocamb (Cambona) fizeram história no regional de Salvador-BA, classificando-se para o nacional e incentivando o otimismo nas equipes que seguem em preparação. “Estamos totalmente focados e empenhados em um único objetivo: dar o nosso melhor e conquistar mais uma classificação para a etapa nacional”, destacou o treinador da equipe do Benedito Bentes, Rian Gabriel.

Ele destaca o resultado conquistado pela Sesi Senai Roboben em Salvador para justificar o otimismo. “Durante o regional, conseguimos superar recordes e obter uma das maiores pontuações do Brasil no Desempenho do Robô. Portanto, a nossa expectativa é trazer mais um prêmio inédito para Alagoas e representar o Brasil no Mundial de Robótica. Estamos determinados a alcançar o sucesso e continuar elevando o nível da robótica no nosso estado”, revelou.

Equipes do Sesi Alagoas retomam treinos rumo aos torneios regionais de Robótica | Assessoria

Kawan Ricardo tem a lembrança de quando viajou até Pernambuco para torcer pela irmã em uma seletiva de Robótica, realizada em 2021. Em fevereiro, ele retorna à capital pernambucana, desta vez, como competidor pela Robomac. “Depois de várias coisas que vi a minha irmã fazendo, agora estou seguindo o legado dela, e pretendo ir muito mais além do que imagino”, ressaltou ele.

O técnico da Cambtec, Joab Almeida, confirma as altas expectativas. “Estou ansioso para testemunhar o talento e a dedicação de cada membro enquanto eles enfrentam os desafios e celebram a paixão pela tecnologia e pela inovação. Acredito que nossos alunos estão mais do que prontos para enfrentar os desafios propostos no campeonato e conquistarem a classificação para a etapa nacional. Independentemente dos resultados finais, tenho certeza de que este evento será uma experiência enriquecedora para todos eles”, afirmou.

A aluna Yasmin Alves da Silva, integrante da Cambtec, está empolgada com a chegada da competição. “Este evento representa não apenas uma competição emocionante, mas, também, a oportunidade de testar nossas habilidades e conhecimentos em robótica, trabalho em equipe e resolução de problemas. Foram horas de esforço e colaboração para desenvolver o nosso robô, estratégias de missão e o projeto de inovação, estou muito ansiosa”, afirmou.