24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipes itinerantes do Hemoal promovem coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió

Ações externas ocorrem com o propósito de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação voluntária de sangue

Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam, nesta terça-feira (7), coletas externas de sangue na capital e no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no Centro. Já no horário das 8h às 16h, também haverá captação de doadores de sangue em Maceió, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Avenida da Paz.

Através das ações externas, o Hemoal facilita o acesso das pessoas à doação voluntária de sangue. Prática que contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, que abastece de hemocomponentes as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos da capital e do interior do Estado.

No caso dos voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, o doador de sangue deve ter  bom estado de saúde.

O MS exige também portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. Os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue.

“As pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitadas de doar sangue. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.