5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Escadaria revitalizada reduz em mais de 2 km caminho entre Ouro Preto e Serraria

Equipamento passou por melhorias de infraestrutura e iluminação por meio do Brota na Grota

Escadaria revitalizada reduz em mais de 2 km caminho entre Ouro Preto e Serraria
Moradores usam com mais segurança acesso entre os dois bairros / Foto: Jonathan Lins
Todos os dias, no início da manhã ou início da tarde, uma das escadarias da Grota do Ouro Preto se transforma em um corredor de pedestres. É que o local é uma importante conexão entre dois bairros, por onde estudantes que moram no Ouro Preto vão até a escola, na Serraria, sem precisar enfrentar um percurso de mais de dois quilômetros.

O local passou por revitalização por meio do programa Brota na Grota, no mês de junho, e esta semana ganhou nova pintura. A população diz que a manutenção da escadaria pela Prefeitura de Maceió deixa o local mais bonito e valorizado, além de promover a segurança dos moradores.

Para dona Iracema da Rocha Silva, moradora há 30 anos, a região estava esquecida, mas atualmente tem recebido as melhorias necessárias. “A escadaria estava quebrada, estava esquecida, mas agora estão vindo muitas ações, muitas benfeitorias para aqui. Também fizeram a iluminação, está perfeita. Gerou uma segurança, porque tinha poste, mas às vezes não tinha luz. Aí agora botaram as lâmpadas de LED. Ficou bem melhor para a gente”, comemora.

De acordo com o líder comunitário do bairro, André Luiz Clemente, a ligação entre a Serraria e o Ouro Preto pela escadaria facilita a vida de toda a população local, porque encurta o caminho e reduz os gastos com transporte público ou carro por aplicativo. Ele destaca que a revitalização foi necessária e relevante.

Dona Maria Petrúcia, moradora há 40 anos, concorda. Ela destaca que o corrimão reformado pelo Brota na Grota leva mais tranquilidade para quem tem crianças e idosos em casa. “Minha neta de seis anos e meu neto de 11 passam o dia aqui, e eu tinha medo deles na escada. Agora não. Ele que é maior sobe, desce, não tem perigo. A reforma ficou muito bacana, mudaram as lâmpadas, deu outra vida”, ressalta.

Por meio do Brota na Grota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura já investiu mais de R$ 1,5 milhão em obras como a construção e reforma de escadarias e recuperação da pavimentação de ruas de acesso a 15 comunidades. Os equipamentos são essenciais para garantir mais qualidade de vida aos habitantes de grotas.

A Ilumina já investiu em torno de R$ 5 milhões em instalação e substituição de lâmpadas e postes, levando mais conforto e segurança a mais de um terço das grotas de Maceió.