7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Espanha supera Inglaterra e conquista o tetracampeonato europeu

Oyarzabal decide em final de jogo eletrizante e Fúria põe fim a jejum de 12 anos com campanha impecável

Oyarzabal se estica para anotar o gol do título da Espanha diante da Inglaterra na Eurocopa – Foto: Ina Fassbender

Por Dyego Barros

Após doze anos de espera, a Espanha está de volta ao topo do futebol europeu. Neste domingo (14), a Fúria superou a Inglaterra por 2 a 1, na finalíssima da Eurocopa, e conquistou um inédito tetracampeonato da competição continental, no Estádio Olímpico de Berlim.

Em um segundo tempo eletrizante, Nico Williams abriu o placar para os espanhóis, logo aos 2 minutos, concluindo ótima trama ofensiva dos vermelhos; Aos 28’, Palmer marcou para o English Team, arrematando de fora da área; Com a igualdade no marcador, a disputa parecia destinada à prorrogação, mas Mikel Oyarzabal apareceu a quatro minutos do fim para decidir em favor de La Roja, aproveitando assistência açucarada do lateral Cucurella, ao se esticar todo na frente de Pickford.

Impecável durante o torneio, a Espanha venceu todos os sete jogos que disputou, se impondo diante de quatro seleções campeãs do mundo – Itália, Alemanha, França e Inglaterra – na campanha vitoriosa.

Sob o comando de Luis de la Fuente, a Fúria chega ao tetracampeonato (1974, 2008, 2012 e 2024) e torna-se a maior campeã da história da Euro, deixando para trás a tricampeã França. A Inglaterra, por sua, segue sem conquistar um título continental, amargando um vice-campeonato consecutivo (2021 e 2024) nas mãos do contestado Gareth Southgate.