7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Facebook é investigado por manipular eleições americanas

Governo questiona a a legalidade do repasse de dados de usuários à Cambridge Analytica, consultoria que manipulous eleições americanas a favor de Donald Trump

A Comissão de Comércio americana abriu uma investigação contra o Facebooka, e autoridades britânicas aumentaram a pressão sobre a rede social.

E isso teve um grande impacto financeiro: suas ações na bolsa caíram 2,56%, depois de ter perdido 6,8% na véspera, numa redução de US$ 49,6 bilhões no valor de mercado nos dois dias;

Trump

O governo dos EUA questiona a rede social sobre a legalidade do repasse de dados de usuários à Cambridge Analytica, a consultoria que ajudou a manipular as eleições americanas a favor de Donald Trump há dois anos.

Na visão da Comissão de Comércio, que não confirma oficialmente a abertura da investigação, o Facebook pode ter desrespeitado um acordo fechado com as autoridades há sete anos em que prometia não violar a privacidade de seus usuários.

Essa seria a primeira retaliação oficial à empresa de tecnologia no rastro da revelação do esquema de interferência eleitoral operado pela Cambridge Anaylitica, que desviou dados de até 50 milhões de clientes do Facebook usados para fomentar a desconfiança entre os eleitores.

O grupo fundado e presidido por Mark Zuckerberg, até aqui uma das empresas mais poderosas do Vale do Silício, poderá ser multado em bilhões de dólares.