6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Federação das Indústrias vai apoiar internacionalização de empresas

Café da manhã foi um momento de troca de experiências entre empresários, explica a gerente da Área Internacional da Fiea, Dielze Mello

Gerente da Área Internacional da Fiea, Dielze Mello, durante apresentação | Assessoria

Desmistificar o processo de internacionalização de produtos e serviços e mostrar como a Federação das Indústrias pode apoiar as empresas nesse caminho. Estes foram os principais objetivos do Café CINtegra, promovido pela Área Internacional da Fiea nesta quinta-feira, 12, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Durante o evento, foram apresentadas as ações a serem desenvolvidas neste primeiro semestre visando à internacionalização de empresas alagoanas. Também foi um momento de troca de experiências entre empresários, explica a gerente da Área Internacional da Fiea, Dielze Mello.

Segundo ela, as ações da Fiea, como consultorias, missões, participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, além estudos de inteligência comercial visam a diversificar a pauta exportadora alagoana.

“É muito positivo ser um grande exportador sucroalcooleiro, termos uma boa pontuação no ranking da região neste setor. Porém, precisamos exportar outros produtos para ampliar a nossa pauta no mercado externo”, disse.

Prospecção de mercado, formação de preços em dólar e competitividade. Outros fatores importantes para quem quer exportar. Por isso, o Café CINtegra contou com as palestras sobre “A importância do conhecimento na importação na sua empresa”, pelo consultor Luiz André; “Eficiência energética”, com a gerente da Área Comercial do Sesi/Senai e o instrutor do Senai Madson Cardoso; e Protocolo de Madri, com a advogada Adenise Ribeiro.

A iniciativa teve apoio do Sebrae, Fecomércio e Governo de Alagoas.