5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

FIFA confirma Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034

Retirada da candidatura australiana deixou caminho dos sauditas livre na corrida pelo Mundial

Foto: Chris Brunskill / Getty Images

Por Dyego Barros

A sede da Copa do Mundo de 2034 está definida. Depois da Austrália desistir do processo de candidatura, se retirando da disputa pelo Mundial, a Arábia Saudita se tornou a única interessada em abrigar a principal competição de futebol do planeta, e foi confirmada como palco do torneio da FIFA nesta terça-feira (31).

Em suas redes sociais, o presidente da entidade, Gianni Infantino, anunciou a escolha da entidade pelo país Árabe. “O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, a Copa do Mundo é uma vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão”, acrescentou o suíço.

Essa será a segunda vez que um país Arábe recebe o evento, promovido no Qatar em 2018. Antes de retornar ao continente Asiático, a Copa do Mundo passará por EUA, México e Canadá, em 2026, e por Espanha, Portugal e Marrocos, em 2030, numa edição especial que ainda envolverá partidas realizadas no Uruguai, Argentina e Paraguai.

A partir do próximo Mundial, a competição passará a reunir 48 seleções, distribuídas em 12 grupos de quatro equipes cada. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a fase eliminatória, que ainda contará com os oito melhores terceiros colocados.