24 de fevereiro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Fifa The Best: Messi é eleito o melhor jogador do mundo em premiação marcada por ausências, homenagem a Marta e gol de Puskás da Série B

Eleito pelo colégio eleitoral da Fifa de forma surpreendente, Messi não compareceu ao evento para receber o prêmio

Imagem do troféu Fifa The Best – Foto: Harold Cunningham / Fifa

Por Dyego Barros

Lionel Messi segue reinando entre os grandes nomes do futebol mundial. Nesta segunda-feira (15), o craque argentino conquistou, de forma surpreendente, o prêmio The Best 2023, entregue pela Fifa em cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra. O camisa 10 do Inter Miami superou a concorrência do favorito Haaland, do Manchester City, e do seu ex-companheiro de PSG, Mbappé, para faturar o troféu pela oitava vez na carreira, incluindo o período de unificação da premiação com a Bola de Ouro da revista France Football (2010-2015).

Considerado azarão antes do anúncio, Messi bateu o jovem norueguês dos Citizens nos critérios de desempate, por ser o concorrente mais votado entre os capitães das seleções e torcida. No período avaliado pelo colégio eleitoral da Fifa, Haaland anotou 35 gols e seis assistências em 45 jogos, em uma temporada marcada pela tríplice coroa do time inglês, que se sagrou campeão da Copa da Inglaterra, da Premier League e da Champions League. Já o argentino tinha como trunfo um ‘cartel’ mais modesto: 24 gols e oito assistências em 32 jogos, somando as partidas disputadas nas campanhas dos títulos da Ligue 1, pelo PSG, no primeiro semestre de 2023, e da Leagues Cup, dos EUA, já por seu clube atual, no segundo semestre do ano passado.

Além do constrangimento gerado na plateia com a divulgação do resultado, um fato curioso chamou atenção: nenhum dos três finalistas esteve presente no evento.

Puskás brasileiro

Mas se o prêmio de Messi não foi entregue em mãos, o mesmo não podemos dizer da honraria concedida ao brasileiro Guilherme Madruga. O jogador brasileiro de 23 anos foi o grande vencedor do Prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito da temporada. Na última edição da Série B do Brasileirão, o volante anotou uma pintura de bicicleta com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto. Recentemente, Guilherme foi anunciado como reforço do Cuiabá para 2024.

Homenagem a Rainha

Também presente na cerimônia, assim como seu compatriota, a Rainha Marta recebeu uma homenagem digna do seu legado. A partir da próxima edição do The Best, o “Prêmio Marta” será o responsável por consagrar o gol mais bonito da temporada no futebol feminino.