16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Fiscais interditam pizzaria e apreendem 80kg de alimentos com validade vencida

Ação da Vigilância Sanitária no bairro Cidade Universitária constatou ambiente insalubre, falta de higiene e acondicionamento incorreto de alimentos, entre outras irregularidades

Fiscais interditam pizzaria e apreendem 80kg de alimentos com validade vencida
Foto: Visa Maceió
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta quinta-feira (23), uma pizzaria localizada no bairro Cidade Universitária por descumprir as normas sanitárias vigentes no município. No local, fiscais flagraram  diversas irregularidades como produtos alimentícios fora do prazo de validade, alimentos mal armazenados, higienização precária e ambiente insalubre.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o estabelecimento estava em estado de risco sanitário iminente e, por isso, a única alternativa foi a interdição.

“A principal missão da Vigilância é a orientação e educação dos estabelecimentos para que trabalhem de forma adequada, mas, quando nos deparamos com locais que desrespeitam as normas sanitárias, precisamos agir. Nesse local, identificamos inúmeras irregularidades que vinham colocando em risco a saúde dos maceioenses e tivemos que interditar. Agora, o proprietário vai precisar corrigir sua forma de trabalhar para, só então, reabrir seu negócio”, explicou.

No local, também foram apreendidos 80 kg de alimentos impróprios para consumo humano. Carne bovina, queijo, bacon e maionese estragados foram retirados de circulação pela Visa.

O estabelecimento foi notificado, autuado e terá 90 dias para se adequar às normas e retomar o funcionamento. Como consequência das irregularidades flagradas pelos fiscais da Vigilância, o local poderá receber multa que varia de R$ 180,00 a R$ 19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.