15 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Fla no RJ, Galo em MG, Palmeiras em SP; campeões estaduais celebram pelo país

Principais estaduais do Brasil chegaram ao fim neste domingo

Torcida do Flamengo no Maracanã – Foto: André Durão

Por Dyego Barros

O futebol brasileiro conheceu, neste domingo (7/4), os campeões dos principais estaduais do país, para a alegria de milhares de torcedores que iniciam a temporada em clima de comemoração.

No Rio de Janeiro, o Flamengo confirmou seu amplo favoritismo diante da surpresa do Cariocão, Nova Iguaçu. Depois de amassar a Laranja Mecânica por 3 a 0 no jogo da ida da decisão, o Rubro-Negro ergueu a taça após novo triunfo sobre o time da Baixada Fluminense, desta vez pelo placar mínimo: 1 a 0, com gol de Bruno Henrique. É o primeiro título da ‘Era Tite’ no Mengão.

Na Bahia, as cores da festa também são vermelho e preto. Em plena Fonte Nova, o Vitória segurou o Tricolor de Aço, em um 1 a 1 bastante movimentado, com direito a expulsão do lado dos donos da casa ainda no 1º tempo da partida e muita provocação dos jogadores do Leão, que há uma semana haviam largado em vantagem na finalíssima, ao vencerem o time do Grupo City, no Barradão, por 3 a 2.

Em Minas Gerais, deu Galo, e pelo quinto ano consecutivo. Com gols de Renzo Saraiva, Hulk e Gustavo Scarpa, o Atlético-MG bateu o arquirrival Cruzeiro, por 3 a 1, diante de um Mineirão pintado de azul pela torcida celeste. Matheus Vital anotou o único gol da equipe mandante, que entrou em campo com a vantagem do empate, depois do 2 a 2 do fim de semana anterior, na Arena MRV.

Fechando o dia, o Palmeiras se sagrou tricampeão paulista. Após ser derrotado pelo Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Verdão do português Abel Ferreira conseguiu a ‘remontada’ no Allianz Parque. Com gols de Raphael Veiga, em cobrança de pênalti, e Aníbal Moreno, o clube da capital superou o Peixe por 2 a 0, e garantiu a manutenção da taça do principal estadual do país na Academia de Futebol alviverde.