3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Forças de segurança reforçam ações durante festas na virada do ano em Alagoas

Todo o território alagoano vai ganhar reforço de policiais e bombeiros durante réveillon 2024

Mais de 2.200 policiais e bombeiros vão atuar em todo o território alagoano. Foto: Ascom SSP

Com o objetivo de garantir mais tranquilidade para os alagoanos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vai empregar mais de 2.200 agentes durante as comemorações do réveillon 2024.

O plano operacional foi coordenado por cada corporação. De acordo com o secretário Flávio Saraiva, o trabalho será feito de maneira integrada com o apoio das instituições municipais e federais em todo o território alagoano.

“Temos desempenhado um serviço conjunto em prol do alagoano e queremos mais uma vez garantir que tudo sairá com a maior tranquilidade possível. Ao tempo que pedimos à população que ajude às forças policiais no cumprimento dos direitos e deveres estabelecidos em lei, para que também possamos obter uma grande redução nos índices de criminalidade. Estaremos sempre atentos para agir de forma preventiva, mas também repressiva”, afirmou Flávio Saraiva.

O secretário também salientou a participação do Comando de Aviação do Estado no serviço. “O Aéreo vai prestar apoio às equipes no que for necessário, buscando de forma mais rápida e enérgica dar uma resposta ao que for demandado durante os festejos”, disse.

Polícia Militar

Conforme estabelecido pela coordenação, somente na Região Metropolitana da capital serão empregados 541 homens e mulheres. Desse total, 364 vão realizar o policiamento a pé nos principais pontos de festas. Em Maceió, haverá reforço na orla e no Benedito Bentes. O efetivo também ganhará mais equipes em Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Já no interior, os grandes comandos de policiamento vão contar com 704 policiais militares nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro somente no Sertão e Agreste. Já no Sul, Norte e Zona da Mata, 638 militares garantirão a segurança da população durante os dois dias de festa.

O reforço será feito por equipes de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Rotam, Regimento de Policiamento Montado (RPMon) e Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), além de alunos dos curso de formação de oficiais (CFO) e praças (CFP) e de habilitação de oficiais (CHOAE).

Polícia Civil

Na capital, cerca de 100 policiais civis vão atuar durante o réveillon. Com apoio do grupo Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), o emprego será na Central de Flagrantes, Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Núcleo Especial no Atendimento à Mulher (NEAM) e com a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).

No interior, as ocorrências serão registradas nas Delegacias Regionais de Arapiraca, São Miguel dos Campos, Matriz de Camaragibe, Murici e Santana do Ipanema. O efetivo empregado será de 60 policiais civis. Além disso, também haverá plantão na Delegacia Virtual para confecção de boletins através da internet, por meio do site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Polícia Científica

Em sistema de plantão, o Instituto de Criminalística vai estar com duas equipes em Maceió e mais duas em Arapiraca. O Instituto Médico Legal vai contar com agentes no serviço interno e externo. Já o Instituto de Identificação estará fechado, voltando com o atendimento ao público no dia 2 de janeiro de 2024.

Corpo de Bombeiros

Seguindo com a Operação Verão, iniciada no dia 11 de dezembro, 90 bombeiros militares vão atuar por dia em 18 postos de guarda-vidas espalhados pelo estado, sendo dez na Região Metropolitana de Maceió (praias da Sereia, Jacarecica, Cruz das almas, Guaxuma, Jatiúca, Pajuçara, Sobral, Francês, Barra de São Miguel e do Gunga) e oito no interior alagoano (Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e dois em Maragogi).

Além da atuação a pé, os bombeiros vão atuar com embarcações, utilizando cinco motos de salvamento aquático. Também haverá as equipes do setor de Atividades Técnicas, responsável pela fiscalização na utilização de fogos de artifícios durante os festejos.

Entre as recomendações, a população deve estar atenta às placas de sinalização de perigo, não ingerir bebida alcoólica e identificar as crianças, que devem estar sempre acompanhadas de um adulto. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo 193.