3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos

Campeão do Mundo pela Seleção da Alemanha como jogador e treinador faleceu nesse domingo

Franz Beckenbauer é considerado o maior jogador de futebol alemão de todos os tempos – Foto: Reprodução

Por Dyego Barros

Apenas um dia após se despedir de Mário Jorge Lobo Zagallo, o mundo do futebol lamenta a partida de outro ícone do esporte. O alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos, no último domingo (07/01), de acordo com a DPA, agência de notícias do país bávaro. Segundo a imprensa local, a informação foi confirmada nesta segunda (08/01), em nota divulgada pela família do ex-jogador.

“É com profunda tristeza que informamos que meu marido e nosso pai, Fran Beckenbauer, faleceu pacificamente ontem, domingo, cercado por sua família”, diz o comunicado.

Campeão do Mundo pela Seleção da Alemanha como jogador e capitão do time, em 1974, e como treinador, em 1990, o “Kaiser” (imperador), como era conhecido, conquistou ainda inúmeros títulos pelo Bayern de Munique, incluindo três Champions Leagues. Também faturou o prêmio Bola de Ouro em duas ocasiões (1972 e 1976), sendo até hoje o único zagueiro a conseguir tal feito mais de uma vez.

Marcado pela elegância com a qual desfilava nos gramados, Beckenbauer foi um dos grandes amigo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, com quem atuou no New York Cosmos, dos Estados Unidos, já na reta final da carreira de ambos.

Além liderar equipes históricas dentro e fora das quatro linhas, Beckenbauer ocupou cargos na Federação Alemã e na Fifa. Para o planeta bola, Franz é considerado o maior jogador alemão de todos os tempos.