6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Bleine Oliveira

Fraude com roubo de identidade

No Brasil ocorre uma tentativa de fraude com roubo de identidade a cada 16 segundos.

Entre as principais tentativas de golpe estão emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, abertura de conta, compra de automóveis e abertura de empresas.

Em agosto foram registradas 167.395 tentativas. O número é 4,8% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, mas ainda é considerado muito alto. No acumulado do ano de 2015 foram registradas 1.320.806 tentativas de fraude, ligeira queda de 0,7% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de 1.330.418.

Os números são do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor, que analisa fraudes em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Segundo a empresa, a popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes.

“O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas” – alerta a Serasa.