Fux solicita mudança de Turma no STF e deve sair de processos sobre trama golpista

Ministro, único a votar pela absolvição de Bolsonaro, pede transferência para Segunda Turma; movimento ocorre após tensões com colegas, incluindo discussão com Gilmar Mendes

O ministro Luiz Fux formalizou pedido para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, movimento que deve afastá-lo dos julgamentos remanescentes da trama golpista. A solicitação, confirmada por quatro integrantes da corte à Folha, ocorre em meio ao isolamento do magistrado, que foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro no colegiado.

A mudança, prevista no regimento interno do STF, seria viabilizada pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que abriu vaga na Segunda Turma. Se aprovada pelo presidente Edson Fachin, Fux se reuniria com Gilmar Mendes, com quem teve discussão acalorada na semana passada, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.

Em seu voto nesta terça-feira, Fux defendeu sua mudança de posição: “Por vezes, em momento de comoção nacional, as lentes da Justiça se embaçam pelo peso simbólico dos acontecimentos”.

A tendência, segundo relatos, é que ele seja efetivamente afastado dos processos sobre o 8 de janeiro, mesmo havendo interpretação regimental que permitiria sua continuidade nos casos onde já votou pelo recebimento da denúncia.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS