8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

GLO contra o crime organizado terá 3.700 agentes policiais do País

A medida ainda prevê a criação de um Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra)

Polícia Federal e Força Nacional estarão em atuação nos portos e aeroportos do País

Os 3.700 agentes designados para essa tarefa vão reforçar o patrulhamento até maio de 2024, com o apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional.

De acordo com o ministro da Defesa, José Múcio, os militares vão patrulhar internamente os aeroportos do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP), e poderão, inclusive, revistar bagagens.

A Polícia Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional terão o efetivo aumentado nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Também serão mantidos os agentes que já foram anteriormente cedidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para atuar no Rio de Janeiro.

Além disso, também haverá reforço nas operações realizadas nas fronteiras do país. Em ações conjuntas com a PF, PRF e Força Nacional, o Exército e a Aeronáutica cuidarão das fronteiras do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por sua vez, a Marinha realizará operações junto à Polícia Federal Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipu (RJ).

A medida ainda prevê a criação de um Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), com o objetivo de enfraquecer a rede de financiamento do crime organizado.

Todo o trabalho integrado das Forças Armadas com a PF será coordenado pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa. Ao final de 90 dias, as pastas deverão apresentar um plano para modernização tecnológica da cobertura de fronteiras terrestres e marítimas do país.