16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governador anuncia mais uma mulher para assumir posto de comando no Executivo

Polícia Científica de Alagoas, responsável pelos Institutos de Criminalísticas, Identificação e Médicos Legais, será comandada pela perita criminal Rosana Coutinho

Com 21 anos de carreira como perita criminal, Rosana Coutinho já foi diretora do Instituto de Criminalística e chefe do Laboratório Forense. Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou o nome de mais uma mulher para assumir um posto de comando no Executivo estadual. Durante reunião na noite de quarta-feira (20), com integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, ele confirmou a perita criminal Rosana Coutinho como nova perita-geral da Polícia Cientifica de Alagoas.

Paulo Dantas apresentou a nova integrante da cúpula das forças de segurança do estado como mais uma mulher extraordinária de Alagoas. Ele destacou o currículo exemplar da servidora pública de carreira e sua capacidade de gestão quando exerceu outros cargos de comando na perícia criminal.

“Tenho certeza que faremos uma gestão ainda mais exitosa e próxima da sociedade alagoana. Iremos trabalhar para termos mais condições técnicas, científicas e tecnológicas para identificarmos e criarmos as soluções nessa área fundamental para o desenvolvimento do nosso estado que é a segurança pública”, afirmou o governador.

No encontro, o Paulo Dantas destacou que Rosana Coutinho é filha ilustre da pequena cidade de Pindoba, município com a menor população de Alagoas, e que foi através da educação que ela conseguiu alcançar o mais alto posto da Polícia Científica. Por isso, para ele, a educação é o projeto central do Governo como ferramenta no combate à violência no estado.

“Ela se formou, fez pós-graduação, mestrado, depois doutorado, e tem todas as condições técnicas para administrar um órgão público. Ai a gente fica feliz, porque é a partir desse instrumento que a gente vai criando mais alternativas, soluções, e vai reduzindo a desigualdade social e diminuindo a violência”,k enfatizou o governador.

Com 21 anos de carreira como perita criminal, Rosana Coutinho já foi diretora do Instituto de Criminalística e atualmente era chefe do Laboratório Forense. Na reunião, ela entregou para o governador as 10 principais ações da nova gestão da Polícia Científica e exemplares do Manual de Solicitação de Perícia e do livro Mulheres na Segurança Pública de Alagoas, do qual foi uma das coautoras.

“Espero trabalhar para trazer mais benefícios para a sociedade alagoana; fazer uma gestão compartilhada e de comum acordo com a Secretaria de Segurança em prol de melhores resultados para a segurança e para aa sociedade como um todo. Porque trabalhamos com as provas técnicas essenciais para a elucidação dos crimes”, assegurou a nova perita-geral.

O secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, reforçou o comprometimento da perita no combate à criminalidade. “Acompanha a nossa equipe agora a Dra. Rosana, uma liderança na classe dela, uma mulher estudiosa, uma referência, e está no livro das mulheres extraordinárias. Certamente, abrilhantará ainda mais esse governo que mais investe em segurança pública”.