22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governador lança Programa Planta Alagoas com incentivo para 70 mil agricultores

Primeira etapa foi lançada em Arapiraca nesta segunda (18) e distribuiu mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, lançou o Programa Planta Alagoas 2024, em Arapiraca, nesta segunda-feira (18). A iniciativa visa incentivar a produção agrícola do estado, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos. Foram beneficiados 70 mil pequenos agricultores com a ação, que ocorrerá em duas etapas. Nesta primeira fase, foram distribuídas 1,1 mil toneladas de sementes. O investimento é de R$ 20 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

O lançamento acontece na véspera do Dia de São José, que culturalmente é tratado como “o dia certo de plantar milho e feijão”. Paulo, ao lado do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, destacou que programa vai refletir no crescimento econômico alagoano a partir do estímulo à agricultora familiar. “Deveremos ampliar ainda mais a produção de grãos em Alagoas. Ao comparar 2023 com 2022, a produção de grãos do estado cresceu em torno de 126%, um aumento substancial. Quanto ao milho, especificamente, o estado cresceu mais de 200%”, disse.

O governador destacou os investimentos na infraestrutura, para o escoamento da produção agrícola, a modernização da Emater e a chegada de uma nova parceira. “A Embrapa disponibilizará equipamentos modernos aos pequenos produtores. Vamos fazer concurso para Emater visando dar assistência técnica aos agricultores. Além disso, estamos recuperando e duplicando as rodovias em Arapiraca. Até 2025, vamos entregar 100% de rodovias duplicadas”, disse.

Nesta primeira etapa do Planta Alagoas, foram distribuídas sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas. A segunda etapa visa fortalecer a fruticultura no estado, com a entrega de mais de um milhão de mudas frutíferas, gerando oportunidades de emprego e renda e estimulando o desenvolvimento local.



Reforço na Hora Certa

O prefeito Luciano Barbosa comentou que o Planta Alagoas vai sustentar a base da agricultura no município, que é formado por 90% de pequenos agricultores, com terras entre um e dez hectares. “Em Arapiraca, predomina o minifúndio, com uma agricultura familiar muito forte. Portanto, o apoio do Governo do Estado, com a distribuição de sementes, favorece, especialmente, os pequenos produtores, que precisam plantar na hora certa ou não consegue colher no tempo certo”, ressaltou.

O secretário interino de Agricultura, Davi Nunes, afirmou que em 2023, o programa beneficiou aproximadamente 63 mil pequenos produtores enquanto que esse ano o número passará para 70 mil agricultores, entre quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados e acampados. “Esse programa tem como base a inclusão produtiva no campo. E este ano, no segundo semestre, vamos distribuir também um milhão de mudas frutíferas”, explicou.



Agricultores

Entre os beneficiados está o pequeno agricultor José Nilson, que agradeceu a entrega das sementes. “Para a gente que é agricultor e vive do alimento do campo, isso é uma benção. O governador está de parabéns, pois a semente chegou antes da chuva”, disse. Genilda Maria, da comunidade quilombola “As Dandaras”, ressaltou o momento. “A semente está chegando na época certa, isso é o mais importante para o nosso povo, que está muito grato. Essas sementes vão beneficiar mais de mil famílias quilombolas”, disse.

Participaram do lançamento, os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Mesaque Padilha André Silva e Gilvan Barros Filho, os prefeitos Wagnei Dantas (Batalha), Klinger Quirino (São Brás) e Júlio César (Palmeira dos Índios). Também estiveram presentes a secretária de Estado, Aline Rodrigues (da Pessoa com Deficiência e Cidadania) e Renata Andrade (executiva de Agricultura Familiar) e representantes de órgãos e instituições ligadas ao setor agropecuário.