5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governador nomeia Lean Araújo como novo procurador-geral de Justiça do MPE

Lean foi eleito por unanimidade para o biênio 2024/2026

O governador Paulo Dantas oficializou, nesta terça-feira (06), a nomeação de Lean Araújo como futuro Procurador-Geral de Justiça de Alagoas para o biênio 2024-2026.

O ato, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, contou com a presença do atual Procurador-Geral de Justiça, Márcio Roberto, e do secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro. A posse protocolar acontece no mês de abril e a solenidade festiva no mês de maio.

Em seu discurso, o governador destacou o momento vivido no Ministério Público ao escolher Lean Araújo por unanimidade. “Lean já foi procurador anteriormente, tem uma vasta experiência e uma maturidade incrível. Ele tem todas as condições e os pré-requisitos para levar essa instituição, que é tão importante para a defesa da democracia, para a defesa dos princípios constitucionais e para a vigilância de toda a sociedade”, afirmou o governador.

Paulo também ressaltou a importância da harmonia entre os poderes e a necessidade de um trabalho conjunto para o bem de Alagoas. “O Ministério Público é um parceiro fundamental do Governo do Estado. Tenho certeza de que, sob a liderança do procurador-geral Lean Araújo vamos continuar trabalhando juntos para construir um estado mais justo, mais seguro e mais próspero para todos os alagoanos”, disse.

“Hoje estamos tomados pelos sentimentos de alegria e gratidão. Estarmos sendo reconduzidos à chefia do Ministério Público, 20 anos depois da nossa última gestão, significa dizer que deixamos um legado que contou com a aprovação dos colegas que viveram àquela época conosco. Já para os mais recentes, tanto membros quanto servidores, que não acompanharam esse trabalho, mostramos o que foi feito e, claro, tudo o que ainda está porvir, como valorização profissional, e a defesa intransigente da lei e dos direitos do cidadão. Teremos muito trabalho e estamos cheios de disposição para seguir fazendo a transformação social que estava sendo conduzida pelo atual procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto”, declarou Lean Araújo.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, celebrou a nomeação: “Ver o procurador de Justiça Lean Araújo retornar à chefia da instituição só  chancela o quanto a sua administração foi exitosa não somente para quem integra o Ministério Público, como também para a sociedade, maior destinaria dos serviços prestados pelo MP. Para além disso, é preciso lembrarmos que ele foi candidato único, o que mostrou o seu poder de aglutinação e união da classe. O MP alagoano estará muito bem representando com o Lean no comando do órgão”,  afirmou o atual PGJ.

Perfil

Lean Antônio Ferreira de Araújo ingressou no Ministério Público de Alagoas em 26 de agosto de 1988, como Promotor de Justiça de 1ª entrância, com atribuições de Substituto, após classificação em 42º lugar no concurso de 1985. Desde então, desempenhou diversas funções em várias comarcas do estado. Ao longo de sua carreira, foi designado para atuar em diversas Promotorias de Justiça, cobrindo diferentes entrâncias e municípios. Além disso, exerceu funções em juízos eleitorais, participou de comissões e desempenhou papel relevante em procedimentos administrativos.

Entre suas atribuições, destacam-se as atuações como Procurador-Geral entre 1998 e 2002, Procurador de Justiça Eleitoral, e membro de comissões para elaboração de projetos de lei. Posteriormente, ocupou o cargo de Corregedor-Geral do MP entre 2003 e 2006. Em sua trajetória, foi designado para presidir procedimentos administrativos, instruir feitos, e responder por diferentes procuradorias de justiça criminal. Doutor em Direito pela PUC-RS, Lean também já presidiu a Associação do Ministério Público (Ampal) por duas gestões e já foi professor de Direito do Cesmac e da Seune.